Certificação

1) Qual a relação que existe entre o IBRACON e o GLOBAL?
Resposta: O IBRACON tem um Acordo com o GLOBAL no qual todas as atividades técnicas são realizadas pelo IBRACON enquanto o GLOBAL é responsável por gerenciar o Programa de Qualificação, controlando os registros e emitindo os Certificados após aprovação pela Comissão de Certificação do IBRACON.

2) Qual é a diferença entre ter sido aprovado em um treinamento e ser certificado?
Resposta: A certificação é uma comprovação da sua qualificação profissional envolvendo o treinamento, a experiência e formação. O treinamento é um dos requisitos para a certificação. Ao se certificar você demonstra que é um profissional que se mantém ativo e competente para realizar as atividades nas quais está certificado, tendo sido aprovado no Exame Teórico, no Exame Prático e na avaliação permanente, de forma independente, da sua Qualificação.

3) Após o envio da Ficha de Inscrição e as documentações, quanto tempo terei retorno do NQCP?
Resposta: O NQCP dará o retorno para o candidato através do GLOBAL, que é para onde a Ficha de Inscrição deverá ser enviada. É previsto que o GLOBAL responda em um prazo máximo 10 dias após o recebimento das documentações, sendo a partir daí possível agendar o Exame Teórico, desde que a Ficha de Inscrição tenha sido aprovada.

4) Como faço para me inscrever no processo de certificação de pessoal pelo NQCP?
Resposta: No site do IBRACON, na aba Certificações você acessa a opção “Inscrições” e será direcionado a página da Global PCS. Uma vez no site da Global PCS você deve baixar a Ficha de Inscrição e seguir as orientações contidas na Ficha de Inscrição.

5) Os exames teóricos e práticos serão realizados todos em um único dia e local?
Resposta: Não, uma vez aceito na avaliação das documentações solicitadas na Ficha de Inscrição, o candidato fará primeiramente a prova teórica e posteriormente, após avaliação e aprovação, será agendado a prova prática.

6) Quanto tempo é valida a minha certificação?
Resposta: A validade do certificado é de 5 (cinco) anos, sendo realizado a verificação (manutenção) a cada 12 meses.

7) Como é realizada a verificação (manutenção) da minha certificação?
Resposta: É verificado se ações legais foram levadas a cabo com relação a pessoa certificada, e se ela continua profissional ativa, confirmando que o trabalho está sendo realizado de forma satisfatória contínua. São coletadas evidências da manutenção das condições requeridas para a qualificação, inclusive quanto a manutenção das habilidades e da capacidade física necessárias para o bom desempenho da profissão, inclusive no que se relaciona ao requisito de visão.

8) O que ocorre quando meu certificado vencer?
Resposta: Quando seu certificado estiver próximo de vencer você deverá se recertificar, preenchendo nova Ficha de Inscrição. Para se recertificar você deverá ser aprovado no Exame Prático e deverá comprovar que continua atuando profissionalmente, apresentando os documentos correspondentes. O novo certificado terá prazo de 5 anos e terá o acompanhamento anual da mesma forma o certificado vencido.

9) Porque é necessário fazer o acompanhamento anual dos certificados?
Resposta: A certificação é uma forma de demonstrar que o profissional não só tem o conhecimento e a formação requeridas para o bom desempenho das atividades mas que tem atuação permanente na profissão, mantendo-se tecnicamente atualizado, e preenchendo continuamente as condições físicas requeridas para o bom desempenho profissional. 

10) Como devo fazer para cancelar o certificado ou aumentar ou reduzir os setores nos quais estou certificado?
Resposta: Você deve preencher a Ficha de Inscrição indicando claramente o que deseja e enviar a documentação para o GLOBAL. É previsto que o GLOBAL responderá em um prazo máximo de 10 dias.