Certificação

 


Comunicado de retomada do Programa de Certificação de Pessoal 

maio de 2019

Com a assinatura de convênio com o Global Personnel Certification Scheme em maio de 2019, o Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON retoma seu Programa de Certificação de Pessoal para a Cadeia Produtiva do Concreto, com uma nova estrutura técnico-administrativa e com capacidade de atender novas categorias de profissionais.

O Programa de Certificação do IBRACON foi iniciado em 2007 para atender à demanda de mercado da construção por profissionais treinados e certificados para desempenhar funções relativas ao controle tecnológico do concreto. Acreditado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) até 2017, o Programa certificou no período 308 profissionais, sendo 130 tecnologistas, 56 laboratoristas, 14 auxiliares e 108 inspetores, em vários estados brasileiros, além de recertificar 157 profissionais.

Em razão da grave crise econômica e dos problemas enfrentados pela Petrobras, maior demandante dos profissionais certificados no Programa, em maio de 2017 o IBRACON solicitou a suspensão de seu processo de certificação junto ao INMETRO e, por fim, seu cancelamento em dezembro do mesmo ano. Por um lado, a baixa demanda por certificação a partir de 2017 e, por outro, os altos custos das taxas de manutenção e auditoria inviabilizaram economicamente o Programa de Certificação de Pessoal do IBRACON.

Com o convênio com o Global, o IBRACON encontrou o equilíbrio financeiro necessário para retomar seu Programa de Certificação de Pessoal para a Cadeia Produtiva do Concreto. Nesta nova fase, o Global, entidade de terceira parte, que integra a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, será responsável pela gestão administrativa do processo de certificação, segundo a ISO 17024 Conformity assessment -- General requirements for bodies operating certification of persons, apoiando o IBRACON no desenvolvimento, implantação e operação do seu Programa de Certificação de Pessoal. Já, o IBRACON mantém sua autonomia sobre o Programa, por meio de seu Comitê Setorial de Certificação de Pessoas, responsável pelas questões do exame teórico específico, pelo credenciamento dos laboratórios para a realização dos exames práticos e pela emissão dos certificados aos profissionais, entre outras atividades técnicas.

Na primeira etapa dessa nova fase, o Programa de Certificação de Pessoal está com inscrições abertas para a certificação de inspetores I de estruturas de concreto. As informações sobre solicitação da certificação, etapas do processo de certificação, conteúdos requeridos nos exames teóricos (geral e específico) e prático, bem como os valores das taxas e o cronograma de atividades do Programa de Certificação de Pessoal, podem ser encontradas no site www.globalpersoncert.com e, especificamente, no campo PC09 – CONCRETE PRODUCTION CHAIN (IBRACON). 



Alteração dos Procedimentos de Certificação em Controle Tecnológico do Concreto

10 de janeiro de 2012

Foi publicada uma nova Portaria do INMETRO, a Portaria 4, de 10 de janeiro de 2012, que substitui a Portaria 50, de 13 de fevereiro de 2008, revisando os procedimentos de certificação de Mão de Obra para o Controle Tecnológico do Concreto, conforme ABNT NBR 15146:2011 - Partes 1 e 2.

Conforme nosso processo de acreditação pelo INMETRO, o IBRACON/NQCP irá tratar as certificações da seguinte maneira: 

  • Processos em andamento, onde o profissional já iniciou seus exames e ainda possuem algumas pendências para finalização do processo de qualificação: estes devem continuar com os procedimentos da Portaria 50 e ABNT NBR 15146:2004, até a conclusão da certificação, não ultrapassando 12 meses da data do último exame aplicado. 
  • Processos que ainda não foram iniciados, porém já recebemos as fichas de inscrição e documentos: Um comunicado será enviado ao profissional informando sobre o novo Manual do Candidato e os novos procedimentos para aplicação dos exames de qualificação de acordo com a nova Portaria 4 e ABNT NBR 15146:2011 - Partes 1 e 2, solicitando aprovação do mesmo para aplicação dos exames.

Nova revisão do Manual do Candidato e Ficha de Inscrição

23 de janeiro de 2012

Desde 23 de janeiro de 2012, temos publicado no site (www.ibracon.org.br/maodeobra) a nova revisão do Manual do Candidato e Ficha de Inscrição, conforme alterações da Portaria 4 e ABNT NBR 15146:2011 - Partes 1 e 2, para continuar com os processos de acordo com as normas atualizadas.