Regionais

RIO DE JANEIRO

Palestra no Rio de Janeiro

Realizada gratuitamente em 18 de abril no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, a palestra “A importância do controle tecnológico do concreto na construção civil”, ministrada pelo Eng. Rafael Vieira de Carvalho Holanda, diretor técnico da Holanda Engenharia, discutiu os principais ensaios de controle na obra e em laboratório, bem como o fluxo de processos do planejamento até a aceitação e a rastreabilidade das informações do concreto na estrutura.

  

RIO GRANDE DO SUL

IBRACON na Estrada Gaúcha

A Regional do IBRACON no Rio Grande do Sul realiza série de seminários de atualização tecnológica em várias cidades do estado. No dia 12 de abril, na Univates, em Lajeado, aconteceu o primeiro seminário, com participação dos palestrantes Eng. Josué Augusto Arndt (Aditivos para concreto – aplicações atuais e tendências futuras), Prof. Roberto Christ (Tecnolgia dos concretos especiais) e Prof. Paulo Helene (Controle tecnológico do concreto).
Já, no dia 29 de maio, na Universidade de Caxias do Sul, foi realizado o segundo seminário com presença do Eng. Jefferson Bruschi da Silva (Avanços na tecnologia de aditivos para indústria de concreto), Prof. Fabrício Longhi Bolina (Estruturas de concreto armado em situação de incêndio) e Prof. José Tadeu Balbo (Concreto permeáveis para pavimentação e mobilidade urbana).
Estão previstos seminários em Santo Ângelo, em junho, Porto Alegre, em julho, Passo Fundo, em agosto, São Leopoldo, em setembro, e Pelotas, em outubro. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

  

RIO GRANDE DO NORTE

Workshop no Rio Grande do Norte

No dia 30 de maio foi realizado o III Workshop no Rio Grande do Norte no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento discutiu as patologias causadas pela temperatura em concreto de bases de aerogeradores (Eng. José Martins Jr.) e a importância do controle tecnológico do concreto na construção civil (Eng. Raphael Holanda).

 

SANTA CATARINA

Atividades na Regional de Santa Catarina

Alunos do curso de graduação da Universidade Católica de Santa Catarina visitaram em 27 de março a unidade de Joinville da Supermix Concreto, acompanhados pelo gerente da empresa, Eng. Fábio Brümmer, e pelo diretor regional do IBRACON, Prof. Joélcio Luiz Stocco. Na ocasião conheceram o processo de dosagem do concreto na central, os tipos de concreto produzidos e o processo de gestão ambiental desenvolvido pela empresa.
Com participação de 400 pessoas, foi realizado o Seminário de Patologia das Construções de Santa Catarina (SEMPAT/SC) nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Associação Catarinense de Engenheiros. Temas, como “Ameaças à vida útil de estruturas de concreto armado”, “resistência à compressão do concreto”, “gestão tecnológica de estruturas de concreto”, “origens das manifestações patológicas nas construções’, “aspectos relevantes na inspeção de estruturas” e “utilização de ensaios na avaliação e diagnóstico de estruturas de concreto armado”, foram apresentados e discutidos.
O evento gratuito foi promovido pelo IBRACON e pela Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil), e patrocinado pela ACE, Corr, PhD, Ad Fidúcia, Quality e IDD.

 

SÃO PAULO

4º Encontro de Engenharia de Estruturas discute normalização

Realizado em 26 de abril, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o 4º Encontro de Engenharia de Estruturas Abece-UFSCar contou com a participação de mais de 400 profissionais de escritórios de projeto, construtoras, empresas de pré-fabricação e pesquisadores.
O objetivo do evento foi expor o tema da atualização de normas para projeto e execução de estruturas, discutindo normas brasileiras, como a ABNT NBR 7187 Pontes em Concreto Armado, ABNT NBR 9062 Estruturas Pré-moldadas de Concreto e a ABNT NBR 15270 Alvenaria Estrutural, e temas transversais, como cargas para o cálculo de estruturas independentemente do tipo de material e do sistema construtivo e fundações e concreto reforçado com fibras.
“Foi oportunidade para que profissionais e estudantes se atualizassem quanto às normas mais recentemente publicadas, às normas em processo de revisão e as práticas recomendadas que servem de base para o desenvolvimento da normalização no país”, avaliou a Enga. Íria Doniak, diretora de publicações técnicas do IBRACON, entidade que apoiou o evento e foi também representada por sua diretoria regional do IBRACON na região.