Regionais

BAHIA

Regional da Bahia realiza Seminário sobre desempenho, manutenção e durabilidade das estruturas de concreto

Nos últimos dias 29 e 30 de março a Regional IBRACON na Bahia realizou o I Seminário sobre desempenho, manutenção e durabilidade das estruturas de concreto, em parceria com o Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, local de realização do evento.
Com participação de 151 profissionais e estudantes, o Seminário discutiu aspectos de desempenho e durabilidade das estruturas de concreto, com a finalidade de contribuir com a formação profissional e a capacitação técnica dos participantes. Na ocasião foi apresentada a nova diretoria regional do IBRACON.
O presidente do IBRACON, Eng. Julio Timerman, proferiu palestra no Seminário sobre as normas brasileiras de inspeção das estruturas de concreto. Já o diretor de relações institucionais do Instituto, Prof. Paulo Helene, abordou as lições aprendidas dos erros e acidentes com estruturas de concreto. Por sua vez, o diretor regional do IBRACON e coordenador do Seminário, Prof. Francisco Gabriel Santos Silva tratou da manutenção das estruturas de concreto.
Além de sete palestras, o Seminário contou com dois minicursos: Alvenaria Estrutural – projeto, execução e desempenho, ministrado pelo instrutor Hélio Aragão (STR Construções); e Técnicas não destrutivas para avaliação do concreto, ministrado pelos professores Paulo Helene (PhD Engenharia) e Francisco Gabriel (UFBA). Devido à grande demanda, o minicurso sobre técnicas não destrutivas para avaliação do concreto teve duas turmas. Nele os participantes tiveram a oportunidade de assistir a aulas práticas numa edificação em construção no próprio campus da UFBA, paralisada há três anos. “A estrutura prestou-se perfeitamente à realização de ensaios especiais de carbonatação, cloretos, esclerometria, potencial de corrosão, ultrassom, extração de testemunhos, e outros ensaios apropriados para estruturas existentes, nas quais se deseja um correto diagnóstico de segurança e vida útil”, avaliou o Prof. Paulo Helene.
Os participantes foram ainda agraciados com o sorteio de algumas publicações técnicas do IBRACON. Foi feita uma singela homenagem à equipe da UFBA ganhadora dos concursos Aparato de Proteção ao Ovo e Concreto Colorido de Alta Resistência no último Congresso Brasileiro do Concreto.
O Seminário contou com o patrocínio da STR Consultoria e Projeto, CREA-BA, Odebrecht, Ademi-BA e Proceq e com o apoio da UFBA, Instituto Politécnico da Bahia, Sinduscon-BA, Ceta e Núcleo de Inovação da Construção.
Nos dois dias do evento foram arrecadados cerca de 200 kg de alimentos não perecíveis, doados ao Hospital Aristides Maltez, que vem passando por uma grave crise financeira e que tem como uma de suas missões cuidar de crianças com câncer.

Momento da palestra do Prof. Paulo Helene no Seminário

Uma das turmas do curso assiste ao ensaio de esclerometria feito pelo Prof. Paulo Helene em edifício em construção no campus da UFBA

 

I Seminário de Engenharia Estrutural da Bahia

Com a proposta de discutir os desafios e as perspectivas da engenharia estrutural para o novo milênio, a Regional IBRACON organizou o I Seminário de Engenharia Estrutural da Bahia, nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório Leopoldo Amaral, na Politécnica da Universidade Federal da Bahia.
Com palestras sobre o Museu do Amanhã (Eng. Julio Timerman, presidente do IBRACON), potencialidade da fibra de carbono no reforço estrutural (Eng. Adriano Silva Fortes, da Fortes Consultoria e Projetos), reparo da Ponte Pênsil de São Vicente (Eng. Rafael Timerman, da Engeti Consultoria e Engenharia), dos desafios estruturais nas obras de Niemeyer (Eng. Bruno Contarini, da BC Engenharia) e revisão da NBR 6120 (Eng. João Vendramini, da Abece), o evento contou ainda com quatro minicursos.
Ao final do Seminário, os presentes prestaram uma homenagem do engenheiro projetista baiano, Prof. Antonio Carlos Reis Laranjeiras.

 

CEARÁ

Regional do Ceará participa da Semana de Engenharia do Instituto Federal

A III Semana de Engenharia Civil do Instituto Federal do Ceará aconteceu de 19 a 24 de junho, em Fortaleza, com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais atualizados com o mercado e com as demandas da sociedade.
Durante a Semana foram realizadas duas competições em nível regional das competições em nível nacional promovidas pelo Instituto Brasileiro do Concreto: o Aparato de Proteção ao Ovo e o Quem sabe faz ao vivo.
Mais informações: https://www.facebook.com/SEMECIFCE

  

MATO GROSSO DO SUL

Curso e Workshop na Regional de Mato Grosso do Sul

De 6 a 13 de maio foi realizado o curso “Inspeção em Estruturas de Concreto Armado”, ministrado pela diretora regional do IBRACON, Prof. Sandra Regina Bertocini, na sede do CREA-MS, que contou com a participação de 11 profissionais e 20 estudantes de engenharia civil.
Já, no dia 20 de julho ocorreu, também na sede do CREA-MS, o workshop “Manifestações patológicas em estruturas de concreto armado”, com a diretora regional do IBRACON e da Alconpat Brasil, Prof. Sandra Regina Bertocini, com participação de 200 profissionais.

 

PARÁ

Encontro na Regional do Pará

O 1º Encontro Regional de profissionais para a discussão sobre lajes nervuradas segundo as normas ocorreu de 30 de agosto a 01 de setembro no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará.
Com nove palestras técnicas e seis minicursos, o evento discutiu os aspectos de análise probabilística de segurança (Prof. Sérgio Hampshire de Carvalho, da UFRJ), as normas de incêndio e desempenho aplicadas às lajes nervurdas (Eng. Marcos Terra, da Atex do Brasil), o processo construtivo de lajes nervuradas (Eng. Fabíola Parente, da Atex do Brasil), a execução da protensão com monocordoalhas engraxadas (Eng. Francisco Marcondes Cunha), a mecanização na aplicação de contrapisos plásticos e autonivelantes (Eng. Eduardo de Macedo, da Supermassa), a monitoração e avaliação de estruturas de pontes estaiadas (Prof. Pedro Afonso de Oliveira Almeida, da USP, e Eng. José Fernando Sousa Rodrigues, da Lise), entre outros temas.
O presidente do IBRACON, Eng. Julio Timerman, participou do Encontro e apresentou a palestra “O projeto das estruturas de concreto do Museu do Amanhã”.

 

PARANÁ

Seminário na Regional do Paraná

Para discutir a problemática da patologia das fachadas e dos revestimentos argamassados, a Regional do IBRACON no Paraná, a Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil), o Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e o Instituto IDD realizaram o Seminário de Patologia das Construções do Paraná (SEMPAT/PR), no dia 01 de agosto, no centro de eventos do IEP, em Curitiba.
O seminário contou com as palestras do Eng. Paulo Grandiski, do Instituto Brasileiro de Perícias Técnicas (“A problemática das demandas judiciais geradas por falhas em revestimentos”), do Eng. José Eduardo Granato, da Viapol (“As consequências das falhas de projetos e executivas no desempenho dos revestimentos”) e do Eng. Ércio Thomaz, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (“Estruturas correntes de edifícios: interações com alvenarias e revestimentos”).
Participaram do evento 370 pessoas, entre estudantes, profissionais e professores.

 

RIO DE JANEIRO

Palestra sobre projeto estrutural e estabilidade aerodinâmica de torres de concreto de grande altura e esbeltez

A concepção da estrutura de uma torre e sua fundação, destinada a testes de elevadores de grande velocidade para prédios altos, foi tema de palestra na Regional IBRACON do Rio de Janeiro, no dia 03 de maio, no Clube de Engenharia.
Além dos aspectos de projeto e construção, foi apresentada análise estática, dinâmica e aerodinâmica do sistema estrutural sob ação do vento e avaliação de seu desempenho e estabilidade aerodinâmica.
Com participação de 100 profissionais, a palestra foi ministrada pelo diretor da Controllato Projeto, Monitoração e Controle de Estruturas e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eng. Ronaldo Battista, que é também presidente da Associação Sul-Americana de Engenharia Estrutural (ASAEE).
A palestra foi uma realização do IBRACON, do Clube de Engenharia e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece).

 

Palestra sobre o projeto das estruturas de concreto do Museu do Amanhã

No último dia 17 de maio, o presidente do IBRACON, Eng. Julio Timerman, esteve no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, para uma palestra sobre o projeto das estruturas de concreto do Museu do Amanhã.
Em sua apresentação, Julio Timerman, consultor em estruturas, diretor da Engeti Consultoria e Engenharia e vice-presidente da Internacional Association for Bridges and Structural Engineering (IABSE), abordou as características principais da estrutura, as premissas de cálculo, a compatibilização da estrutura com o cobertura metálica e os detalhes executivos dessa obra emblemática no Rio de Janeiro, assinado pelo arquiteto Calatrava.
A palestra foi uma realização da Regional IBRACON no Rio de Janeiro, em conjunto com a Abece e o Clube de Engenharia.

 

Palestra sobre as interações das estruturas de concreto armado com vedações verticais e acabamentos

A Regional do IBRACON no Rio de Janeiro realiza no dia 28 de junho, no Clube de Engenharia, a palestra “Interações das Estruturas de Concreto Armado com Vedações Verticais e Acabamentos”.
O palestrante será o pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), Eng. Ercio Thomaz, que também é professor da Ycon Formação Continuada e da Academia de Engenharia e Arquitetura (AEA), além de membro do Conselho da Revista Téchne e da Revista CONCRETO & Construções.
Em sua paletra, Thomaz vai abordar a fluência e a deformabilidade das estruturas de concreto armado e sua relação com as patologias das alvenarias e dos acabamentos nas edificações, bem como as patologias decorrentes de falhas na execução de alvenarias e revestimentos.
Inscrições gratuitas pelo telefone (21) 3042-8615 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Colapso progressivo é discutido na Regional do Rio de Janeiro

A Regional IBRACON no Rio de Janeiro, em conjunto com a Divisão Técnica de Estruturas do Clube de Engenharia e a Regional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), realizou em 30 de agosto a palestra “Colapso progressivo em estruturas – a propagação do dano estrutural”, no Clube de Engenharia.
O palestrante foi o professor do curso de arquitetura da PUC-RJ e sócio da Justino Vieira-Monica Aguiar Projetos, Eng. Justino Artur Ferraz Vieira, que discorreu sobre o fenômeno colapso progressivo, as técnicas para sua análise, as prescrições normativas para sua minimização, além de discutir exemplos de obras colapsadas.

 

SANTA CATARINA

Semanas acadêmicas na Regional de Santa Catarina

No dia 08 de maio, em Joinville, o diretor técnico do IBRACON em Santa Catarina, Prof. Denis Fernandes Weidmann, ministrou a palestra de abertura da Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Santa Catarina sobre os concretos empregados na Ponte Anita Garibaldi (Ponte da Laguna).
Já, no dia 09 de maio, o Prof. Luiz Roberto Prudêncio, da Universidade Federal de Santa Catarina, a convite do diretor Regional do IBRACON, Prof. Joelcio Stocco, ministrou palestra sobre os concretos para a execução de grandes blocos de fundações para os edifícios altos de Balneário Camboriú, na Semana Criativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul.

 

SÃO PAULO

Visita técnica de estudantes a uma distribuidora de vergalhão

A Diretoria de Atividades Estudantis do Instituto Brasileiro do Concreto promoveu no último dia 26 de junho uma visita técnica de estudantes de engenharia civil à distribuidora Manetoni, do grupo Arcelor Mittal. A visita atendeu a uma solicitação de um grupo de estudantes da FEI e Mackenzie para conhecer os processos industriais de corte e dobra de vergalhão e de montagem de armadura pronta.
A Manetoni fornece aço para a construção civil, com seu maior volume direcionado para obras de fundação. Um diferencial da empresa é seu processo informatizado e automatizado de montagem da armação, com maior precisão e maior variedade de formatos dos produtos fornecidos.
“Nesta visita, os alunos entraram em contato com o que há de mais moderno na fabricação de armação, já que sua montagem em fábrica acarreta o aumento de produtividade, com redução de mão de obra e maior organização no canteiro de obras”, ressaltou a diretora de atividades estudantis, Eng. Jéssika Pacheco.
A visita técnica foi guiada pelos funcionários Danilo Renato Guiso, Marco Aurélio de Sousa Costa, Guilherme Menegalle Raizer, Ricardo Carvalho e Jaqueline Aparecida da Silva.
Esta foi a segunda visita técnica no ano promovida pelo IBRACON no sentido de complementar a formação profissional de estudantes de engenharia civil, arquitetura e tecnologia.
Quem tiver interesse em participar da próxima visita, deve entrar em contato com a diretora de atividades estudantis, Eng. Jéssika Pacheco, por meio da página dos concursos estudantis do IBRACON no Facebook: https://www.facebook.com/concursosibracon/.

 

TOCANTINS

Jornada de Engenharia Civil na Regional Tocantins

Foi realizada de 24 a 28 de abril a VII Jornada de Engenharia Civil no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra),em Tocantins, com o objetivo de reunir acadêmicos e profissionais da área para atualização de conhecimento técnico e científico e para a troca de experiências. O evento teve como bandeira a Tecnologia e a Sustentabilidade – os novos desafios da engenharia civil.
Os mais de 500 participantes puderam assistir a seis palestras proferidas por professores e profissionais renomados, entre eles o presidente do IBRACON, Eng. Julio Timerman (Projeto Estrutural do Museu do Amanhã) e o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Eng. Nelson Aoki (Risco Geotécnico na Engenharia Civil). Tiveram a oportunidade de escolher entre 16 minicursos, com os mais variados temas, como segurança de barragem, uso de ferramentas computacionais no auxílio em projetos de estruturas de concreto armado e dimensionamento geotécnico de fundações em radier estanqueado. Além disso, os participantes assistiram, envolveram-se ou competiram nos concursos “Pontes de Macarão”, Concrebol e Concreto de alta resistência, estes dois últimos baseados nos concursos nacionais promovidos pelo IBRACON, preparando os estudantes da Regional para as competições em nível nacional.

 

TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

IBRACON é parceiro no Minascon - Maior evento da Construção Civil em Minas Gerais

A Diretoria Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do IBRACON participa ativamente da organização da 14ª Edição do Minascon, que neste ano acontece na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, de 11 a 13 de setembro de 2017.
O Minascon é um evento unificado que envolve todos os atores da cadeia produtiva do segmento da construção civil no estado de Minas Gerais. Promove um conjunto de mostras e palestras que abordam temáticas importantes e atuais para a construção civil e para a sociedade. Temas, como sustentabilidade, impactos da reforma trabalhista na área, tecnologias diferenciadas e inovação na construção civil, serão tratados na programação durante os três dias de evento.
Além da Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do IBRACON, participam da organização do evento a FIEMG, o Sinduscon-MG, o Sebrae, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, entre outros, o que permitiu uma programação diferenciada, que promove a capacitação profissional a partir de palestras, conferências e similares voltadas para engenheiros, arquitetos, construtores, empreiteiros, designers, lojistas, atacadistas e demais profissionais ligados à construção civil.
O evento é aberto ao público e mais informações podem ser obtidas diretamente no site do evento (http://minascon.com.br/) ou juntos aos representantes da Diretoria Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, professores Antonio Carlos dos Santos, Rodrigo Gustavo Delalibera e Turíbio José da Silva.