Regionais

BAHIA

Congresso no Recôncavo Baiano

A Regional IBRACON na Bahia participará do II Congresso de Concreto do Recôncavo (CONCREREC), de 22 a 26 de outubro, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O objetivo do evento é promover a divulgação de pesquisas e inovações sobre o concreto e a interação de profissionais, pesquisadores e estudantes.
O diretor regional, Prof. Francisco Gabriel Santos Silva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), será um dos palestrantes no evento, que contará ainda com minicursos, que serão realizados no Laboratório de Materiais de Construção da UFRB, numa iniciativa para valorizar a interação entre a teoria e a prática.

 

GOIÁS

Regional de Goiás realiza concurso técnico para estudantes

A Universidade de Rio Verde realizou, sob a coordenação de seu diretor regional, Prof. Tiago Campos Neto, seu primeiro concurso técnico inspirado no concurso Aparato de Proteção ao Ovo, do IBRACON.
O Concurso Pórtico desafiou os alunos a projetar e executar um pórtico de concreto reforçado com fibras capaz de resistir à carga pontual contínua em prensa hidráulica. Cada pórtico teve verificadas suas dimensões e massas, cujos limites estipulados pelo regulamento do concurso deveriam ser obedecidos para não acarretar descontos na pontuação final de cada equipe.
A equipe vencedora foi a do pórtico que resistiu uma carga máxima de 276,16Kgf. “Foi impressionante poder vivenciar o esforço que cada equipe dispendeu para poder atingir a maior capacidade de carga e poder presenciar a expectativa de cada competidor no momento de realização dos ensaios e da apresentação dos resultados”, comenta o Prof. Tiago.
A Universidade de Rio Verde está apoiando a vinda de seus estudantes para o 60º Congresso Brasileiro do Concreto, de 17 a 21 de setembro, em Foz do Iguaçu. A comissão de alunos já conta com 30 alunos e quatro docentes, entre os quais os alunos que venceram o Concurso Pórtico.
“Nosso objetivo com o Concurso Pórtico e com a excursão para o 60º Congresso Brasileiro do Concreto é incentivar os estudantes a participarem de eventos técnico-científicos sobre o concreto e, quem sabe, a virem a participar dos concursos técnicos do IBRACON”, finaliza Tiago.

 

PARANÁ

Congresso Brasileiro do Concreto estimula aprendizado sobre material construtivo mais consumido no mundo

O Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON promove, de 18 a 21 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), o 60º Congresso Brasileiro do Concreto, maior e mais importante evento técnico-científico sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Atualmente, o concreto é o material construtivo mais utilizado pelo homem, sendo responsável pela maior parte das edificações e infraestruturas das cidades no mundo.
O objetivo do evento é divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre o concreto que vêm sendo realizadas nas universidades, institutos e empresas. Foram aprovados pela Comissão Científica do Congresso, formada por 208 profissionais, 999 artigos técnico-científicos recebidos de pesquisadores do Brasil e do exterior. Desse montante, cerca de 900 artigos foram inscritos para concorrer à premiação “O artigo do ano”, que escolherá o melhor artigo apresentado no evento. Materiais e suas propriedades foi o tema com maior número de artigos (422), seguido pelos temas “Análise estrutural” (238) e “Sustentabilidade (120). Serão abordados ainda os temas: gestão e normalização (21), projeto de estruturas (69), métodos construtivos (29), materiais e produtos específicos (62), sistemas construtivos específicos (18) e ensaios não destrutivos (30).
Conferências de pesquisadores do exterior vão abrilhantar o evento: o professor da Universidade de Leeds (Inglaterra), Ian Richardson, vai tratar do efeito da adição de materiais cimentícios suplementares no cimento endurecido; o pesquisador do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (México), Pedro Castro, vai apresentar a história e as tendências atuais na interpretação de perfis de cloreto no concreto; por fim, o professor da Universidade Nacional do México, Roberto Stark, reconhecido projetista estrutural de edifícios altos, vai expor o concreto como o material do futuro.
Integram ainda a programação cursos de qualificação profissional e os seguintes eventos paralelos: Seminário sobre Segurança de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio, Seminário dos Laboratórios na Garantia da Qualidade do Concreto e da Construção, Tema Controverso “Concreto em Central Dosadora x Concreto em Central Misturadora”, Seminário sobre Novas Tecnologias, Seminário sobre Boas Práticas na Construção e Conferência Internacional sobre Barragens.
A Conferência Internacional sobre Barragens (Dam World) reunirá pesquisadores e profissionais de mais de 80 países para apresentar e discutir temas como o monitoramento e instrumentação de barragens, barragens de concreto e de alvenaria, análise e projeto de barragens, avaliação da segurança de barragens, modelagem de barragens, estabilidade, avaliação de risco, pequenas barragens, concreto compactado com rolo, sistemas de gerenciamento de barragens, operação e manutenção de barragens, entre outros, num total de 152 artigos técnico-científicos. Além disso, a Conferência terá também conferências plenárias com palestrantes renomados do Brasil e de Portugal, cursos de curta duração, workshop e mesa-redonda, e visitas técnicas a usinas hidrelétricas. O 60º CBC contará com a participação expressiva de estudantes de engenharia civil, arquitetura e tecnologia, como autores de artigos técnico-científicos em sessões plenárias e pôsteres, ou como competidores nos concursos técnicos do Aparato de Proteção ao Ovo (APO), Concrebol, Concreto Colorido de Alta Resistência (Cocar), Ousadia e Concreto: Quem sabe faz ao vivo. O 60º Congresso Brasileiro do Concreto é voltado aos profissionais em geral do setor construtivo, tecnologistas de concreto, projetistas de estruturas, professores e estudantes, profissionais técnicos de construtoras, empresas de energia, fabricantes de equipamentos e materiais para construção, laboratórios de controle tecnológico, órgãos governamentais e associações técnicas.
Até o momento estão inscritos mais de 1000 participantes.

  

PIAUÍ

Diretores do IBRACON participam das edições do EREEC

Em sua segunda edição no sul do país (EREEC Sul) e em sua quinta edição, no norte do país (EEREC Norte/Nordeste), o Encontro Regional de Estudantes de Engenharia Civil, se propõe a conscientizar os estudantes sobre o papel importante do engenheiro civil na construção de um país mais ético e empreendedor.
O evento é realizado pela Federação Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (FENEC). Nos dias 15 a 17 de agosto foi realizado, em Teresina, no Piauí, o EREEC Norte/Nordeste. A palestra magma no evento ficou a cargo do presidente do IBRACON, Eng. Julio Timerman, que abordou a inspeção de pontes e viadutos.
Já, nos dias 06 a 08 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina, foi realizado o EREEC Sul, com palestras do diretor regional do IBRACON, Prof. Joélcio Stocco, e do professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Prof. Luiz Prudêncio.

  

RIO DE JANEIRO

Palestra no Rio de Janeiro

Realizada gratuitamente em 18 de abril no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, a palestra “A importância do controle tecnológico do concreto na construção civil”, ministrada pelo Eng. Rafael Vieira de Carvalho Holanda, diretor técnico da Holanda Engenharia, discutiu os principais ensaios de controle na obra e em laboratório, bem como o fluxo de processos do planejamento até a aceitação e a rastreabilidade das informações do concreto na estrutura.

  

RIO GRANDE DO SUL

IBRACON na Estrada Gaúcha

A Regional do IBRACON no Rio Grande do Sul realiza série de seminários de atualização tecnológica em várias cidades do estado. No dia 12 de abril, na Univates, em Lajeado, aconteceu o primeiro seminário, com participação dos palestrantes Eng. Josué Augusto Arndt (Aditivos para concreto – aplicações atuais e tendências futuras), Prof. Roberto Christ (Tecnolgia dos concretos especiais) e Prof. Paulo Helene (Controle tecnológico do concreto).
Já, no dia 29 de maio, na Universidade de Caxias do Sul, foi realizado o segundo seminário com presença do Eng. Jefferson Bruschi da Silva (Avanços na tecnologia de aditivos para indústria de concreto), Prof. Fabrício Longhi Bolina (Estruturas de concreto armado em situação de incêndio) e Prof. José Tadeu Balbo (Concreto permeáveis para pavimentação e mobilidade urbana).
Estão previstos seminários em Santo Ângelo, em junho, Porto Alegre, em julho, Passo Fundo, em agosto, São Leopoldo, em setembro, e Pelotas, em outubro. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

 

IBRACON na Estrada Gaúcha

A Regional do IBRACON no Rio Grande do Sul está realizando uma série de seminários de atualização tecnológica em várias cidades do estado. Seu objetivo é discutir o conhecimento sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, e divulgar o IBRACON nas cidades de realização.
Em 19 de julho, foi realizado o terceiro seminário, em Porto Alegre, na Unisinos, com participação de 100 estudantes e profissionais. Os palestrantes foram o presidente do IBRACON, Eng. Julio Timerman (Inspeção em pontes de concreto armado), o Eng. Fábio Viecili (Inspeção em pisos industriais de concreto) e o Prof. Kirke Moreira (Ensaios não destrutivos tradicionais e avançados).
Já, no dia 16 de agosto, além de Eng. Fábio Viecili (Tecnologia em piso industrial), palestraram os diretores do IBRACON, Prof. Bernardo Fonseca Tutikian (Concreto autoadensável) e Prof. Enio Pazini Figueiredo (Durabilidade de estruturas de concreto armado). Este seminário ocorreu em Passo Fundo, na Faculdade IMED.
Estão programados seminários para Caxias (setembro), Pelotas (outubro) e São Leopoldo (novembro). A série é patrocinada pela MC Bauchemie, Votorantim, Builder Aditivos, Concretus e Conpasul.

 

  

RIO GRANDE DO NORTE

Workshop no Rio Grande do Norte

No dia 30 de maio foi realizado o III Workshop no Rio Grande do Norte no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento discutiu as patologias causadas pela temperatura em concreto de bases de aerogeradores (Eng. José Martins Jr.) e a importância do controle tecnológico do concreto na construção civil (Eng. Raphael Holanda).

 

SANTA CATARINA

Atividades na Regional de Santa Catarina

Alunos do curso de graduação da Universidade Católica de Santa Catarina visitaram em 27 de março a unidade de Joinville da Supermix Concreto, acompanhados pelo gerente da empresa, Eng. Fábio Brümmer, e pelo diretor regional do IBRACON, Prof. Joélcio Luiz Stocco. Na ocasião conheceram o processo de dosagem do concreto na central, os tipos de concreto produzidos e o processo de gestão ambiental desenvolvido pela empresa.
Com participação de 400 pessoas, foi realizado o Seminário de Patologia das Construções de Santa Catarina (SEMPAT/SC) nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Associação Catarinense de Engenheiros. Temas, como “Ameaças à vida útil de estruturas de concreto armado”, “resistência à compressão do concreto”, “gestão tecnológica de estruturas de concreto”, “origens das manifestações patológicas nas construções’, “aspectos relevantes na inspeção de estruturas” e “utilização de ensaios na avaliação e diagnóstico de estruturas de concreto armado”, foram apresentados e discutidos.
O evento gratuito foi promovido pelo IBRACON e pela Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil), e patrocinado pela ACE, Corr, PhD, Ad Fidúcia, Quality e IDD.

 

SÃO PAULO

4º Encontro de Engenharia de Estruturas discute normalização

Realizado em 26 de abril, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o 4º Encontro de Engenharia de Estruturas Abece-UFSCar contou com a participação de mais de 400 profissionais de escritórios de projeto, construtoras, empresas de pré-fabricação e pesquisadores.
O objetivo do evento foi expor o tema da atualização de normas para projeto e execução de estruturas, discutindo normas brasileiras, como a ABNT NBR 7187 Pontes em Concreto Armado, ABNT NBR 9062 Estruturas Pré-moldadas de Concreto e a ABNT NBR 15270 Alvenaria Estrutural, e temas transversais, como cargas para o cálculo de estruturas independentemente do tipo de material e do sistema construtivo e fundações e concreto reforçado com fibras.
“Foi oportunidade para que profissionais e estudantes se atualizassem quanto às normas mais recentemente publicadas, às normas em processo de revisão e as práticas recomendadas que servem de base para o desenvolvimento da normalização no país”, avaliou a Enga. Íria Doniak, diretora de publicações técnicas do IBRACON, entidade que apoiou o evento e foi também representada por sua diretoria regional do IBRACON na região.

 

Degrada 2018 aconteceu em São Carlos

O 3º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto (Degrada 2018) ocorreu de 22 a 24 de agosto, no campus de São Carlos, da Universidade Federal de São Carlos, com participação de 150 pesquisadores.
A palestra de abertura coube ao Prof. Paulo Helene, diretor técnico do IBRACON, e abordou as prováveis razões do colapso da estrutura de concreto armado do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo, em maio deste ano, trazendo medidas preventivas para outros prédios em situações similares, no intuito de evitar riscos às pessoas que ocupam esses edifícios e à vizinhança.
O Degrada 2018 foi uma realização do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da UFSCar e contou com o apoio do IBRACON, entre outras entidades técnicas.