Comitês Técnicos

Compre Aqui

Prática Recomendada IBRACON/ABECE

Projeto de Estruturas de Concreto Reforçado com Fibras

Elaborada pelo CT 303 - Comitê Técnico IBRACON/ABECE, que trata do Uso de Materiais Não Convencionais para Estruturas de Concreto, Fibras e Concreto Reforçado com Fibras, a Prática Recomendada “Projeto de Estruturas de Concreto Reforçado com Fibras” é um trabalho pioneiro no Brasil. Ela traz as diretrizes para o desenvolvimento do projeto de estruturas de concreto reforçado com fibras e pretende ser a base para os trabalhos de normalização técnica sobre o tema.


Compre Aqui

Prática Recomendada IBRACON Concreto Autoadensável

Comitê Técnico IBRACON sobre Concreto Autoadensável (CT 202)

Trazendo para a comunidade técnica os conceitos relacionados ao concreto autoadensável, as recomendações para seleção de materiais, os métodos de dosagem, os procedimentos de mistura, as recomendações para a aceitação do concreto no estado fresco e para seu transporte, lançamento e rastreamento, a publicação procura atender uma necessidade do mercado nacional.


Compre Aqui

Comentários e Exemplos de Aplicação da ABNT NBR 6118:2014

Comitê Técnico CT 301

A publicação traz comentários e exemplos de aplicação da nova norma brasileira para projetos de estruturas de concreto - ABNT NBR 6118:2014, objetivando esclarecer os conceitos e exigências normativas e, assim, facilitar seu uso pelos escritórios de projeto.
Fruto do trabalho do Comitê Técnico CT 301, comitê formado por especialistas do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), para normalizar o Concreto Estrutural, a obra é voltada para engenheiros civis, arquitetos e tecnologistas.


Compre Aqui

Comentários Técnicos e Exemplos de Aplicação da NB-1

Fernando Rebouças Stucchi

A publicação procura complementar e esclarecer alguns aspectos dos procedimentos estabelecidos na NBR 6118:2003. Através de uma apresentação didática, com vários exemplos, a obra aborda o projeto estrutural a partir de uma análise específica de alguns requisitos, assim como a visão global da concepção estrutural de um edifício.


Compre Aqui

Prática Recomendada IBRACON - Comentários Técnicos NB-1

A Prática Recomendada IBRACON é resultado do trabalho da Comissão de Estudos da revisão da NB-1 ou NBR 6118.

Do trabalho da Comissão, foram reunidos tópicos relativos ao texto da norma na forma de comentários, que resultaram em complementações e observações diversas, que não tem o cunho de obrigatoriedade imposto pelo texto da norma, mas contribuem para seu esclarecimento.


Compre Aqui

Prática Recomendada IBRACON para Estruturas de Pequeno Porte
(Edifícios nível 1)

O objetivo da Prática Recomendada IBRACON é a de fornecer subsídios aos escritórios de projetos de estruturas, a fim de que, na rotina em edifícios de pequeno porte (edificações em geral, residências, escolas, etc), possam excluir os pormenores da norma oficial NB-1, de maneira satisfatória.