Educação Continuada

IBRACON - INSTITUTO BRASILEIRO DO CONCRETO

Programa MasterPEC “Master em Produção de Estruturas de Concreto"

Regimento

Capítulo 1 - Escopo
O presente Regimento estabelece as condições do processo de ensino-aprendizagem requeridas para certificação de profissionais de nível superior pelo Programa MasterPEC.

Objetivos do Programa
O Programa Master em Produção de Estruturas de Concreto materializa o sistema de cursos/disciplinas de educação continuada, tipo extensão, do Instituto Brasileiro do Concreto, que objetiva o desenvolvimento e difusão do conhecimento em projeto, materiais, controle, produção, inspeção, diagnóstico,aplicações, proteção e reabilitação de estruturas de concreto, disponibilizando os avanços tecnológicos na área, a visão sistêmica e integradora, a ética e responsabilidade social, que fazem dos profissionais ligados à Construção Civil um dos mais importantes de nossa sociedade.
O Programa MasterPEC persegue os seguintes objetivos:
- Uma oferta de cursos/disciplinas ampla e atrativa, que deverá criar grande interesse entre profissionais.
-  Um sistema de parceria com entidades parceiras, de ensino público, privado ou de caráter institucional, cujos cursos oferecidos possuam conteúdo e curriculum do instrutor aprovados pela Diretoria de Cursos e Diretoria Técnica, passando a serem considerados os créditos equivalentes.
-  Um sistema de Patrocínio que estimula e prestigia a participação ativa dos sócios mantenedores e coletivos do IBRACON no Programa.
-  Um sistema de remuneração do Professor que estimula sua participação ativa no Programa e valorize sua capacidade de atrair alunos.
-  Um sistema de desconto para os associados do IBRACON que estimula a sua incorporação à Instituição.
-  Um sistema de Certificação MasterPEC que estimula a participação permanente e de longo prazo de profissionais em atualização de conhecimentos.
-  Consolidação de valores como ética, responsabilidade social, inovação, criatividade e capacidade de comunicação.

Capítulo 2 – do Funcionamento

1. A cada disciplina oferecida pelo Programa corresponde um número de créditos equivalente ao número de horas letivas dessa disciplina;
2. Para fazer juz a candidatar-se à obtenção do Certificado de Master IBRACON em Engenharia de Produção de Estruturas de Concreto, MasterPEC, o profissional deve completar 150 créditos dentro de um período máximo de 4 anos.
3. Cada disciplina deve ter, necessariamente um Patrocinador. O valor da cota de patrocínio deve ser estabelecido anualmente em reunião de diretoria.
4. O Patrocinador de uma disciplina tem preferência pelo patrocínio da mesma disciplina sempre que esta vier a ser oferecida;
5. Todo patrocinador deve preferencialmente ser sócio mantenedor ou coletivo do IBRACON. Em casos específicos pode se admitir um patrocinador não associado desde que aprovado pela diretoria e que o mesmo seja incentivado a associar-se.
6. Os Professores devem ser preferencialmente sócios do IBRACON .
7. O Programa MasterPEC é aberto a todos os profissionais de nível superior regularmente matriculados nas disciplinas oferecidas periodicamente pelo IBRACON.
8. Qualquer profissional pode matricular-se nas disciplinas do Programa MasterPEC e pode receber um Certificado de Participação nas disciplinas
9. O profissional matriculado regularmente nas disciplinas oferecidas periodicamente pelo IBRACON que deseje obter o título de Master em Produção de Estruturas de Concreto, deve manifestar-se formalmente através de uma requisição encaminhada ao IBRACON, Programa MasterPEC
10. Para ser admitido, o profissional/candidato deve cumprir 150 créditos, estar na profissão nos últimos 3 anos e ter diploma de curso superior em engenharia civil ou tecnologia da construção civil .
11. Todo profissional que concluir com presença de 100% numa disciplina receberá o Certificado de Participação na Disciplina.
12. Os Certificados de Participação em disciplinas irão acompanhados, em folha a parte, das seguintes informações: Título da Disciplina; Programa da Disciplina; data, local, e duração da disciplina; número de créditos outorgados; Logomarca do Patrocinador; breve apresentação (máx. 200 palavras) e dados de contato do Patrocinador; fotografia do(s) Professor(es); breve apresentação de cada Professor (máx. 60 palavras) com seus dados de contato.

Capítulo 3 – Investimentos

1. As taxas de matrícula são chamadas de Investimento.
2. Todos os profissionais precisam realizar o Investimento para efetivar sua matrícula nas disciplinas
3. O Investimento antecipado é mais barato que o Investimento feito no início da disciplina.
4. Sócios do IBRACON e entidades parceiras tem descontos sobre os Investimentos.

Capítulo 4 – Organização

1. A Secretaria de Cursos é responsável pela matricula e registro dos profissionais/alunos;
2. Os Professores são remunerados por um valor de hora/aula validado anualmente em reunião de diretoria para uma turma de até 25 alunos,de 25 a 50 alunos na mesma turma o valor terá um acréscimo de 50%.
3. Cursos de entidades e /ou instituições de ensino parceiras seguirão sua própria regulamentação, tendo apenas a autorização do IBRACON para em sua divulgação e certificado estabelecer que corresponderá a uma disciplina no programa Masterpec do IBRACON. Da mesma forma o créditos da disciplina serão equivalentes ao número de horas /aula ministrados.Caberá ao aluno apresentar o certificado de conclusão da disciplina ao IBRACON para contabilizar os créditos.
4. Cabe a diretoria de cursos regular a participação de cursos de entidades e instituições de ensino parceiras, afim de que não extrapolem mais do que 40% em relação ao total de cursos oferecidos no ano.

Capítulo 5 – das Disciplinas

1. O número mínimo de profissionais numa disciplina é 10, o máximo 50.
2. Os profissionais participantes receberão uma pasta contendo caneta, bloco de notas, apostilha, literatura do Patrocinador (facultativo) e Certificado de Participação.
3. O(s) Professor(es) receberão Certificado de Agradecimento.
4. Toda disciplina deve ter um relatório padrão final a ser aprovado pelo Diretor de Cursos do IBRACON
5. Os profissionais/candidatos ao título de MasterPEC devem cumprir os seguintes requisitos: demonstração de formação de nível superior concluída; demonstração de vinculo profissional por pelo menos 3 anos à Construção Civil; 150 créditos em Disciplinas do Programa computados em quatro anos consecutivos durante os últimos seis anos (ver exemplo a seguir).


Ano Créditos no ano Créditos acumulados em 4 anos
de 2005 a 2008 de 2006 a 2009 de 2007 a 2010
2005 8 8 - -
2006 16 24 16 -
2007 24 48 40 24
2008 32 80 (não apto) 72 56
2009 32 - 128 (não apto) 88
2010 40 - - 168 (apto)
2011 - - - -
2012 - - -

Tab. 1. Exemplo de cálculo de Créditos acumulados no Programa MasterPEC.

 


Capítulo 6- Transitórios

1. Dada a natureza deste Regimento, seu conhecimento e observância são obrigatórios para todos os participantes inscritos no Programa MasterPEC do IBRACON.
2. O desconhecimento do presente Regulamento não poderá ser utilizado como argumento válido para evitar o comprimento dos artículos expressados em este documento.
3. Os casos não previstos não presente Regulamento serão resolvidos pela Diretoria de Cursos, que deverá levar a conhecimento em reunião de diretoria do IBRACON.