Atividades Estudantis

 

Entre os objetivos do IBRACON, busca-se proporcionar aos estudantes a busca pelo conhecimento, atribuída por meio de concursos estudantis, cursos, eventos, publicações, pela valorização e incentivos às investigações, pesquisas científicas e tecnológicas e sua respectiva divulgação.
Para isso, o IBRACON promove concursos técnicos destinados a estudantes de graduação, doravante denominados de Concursos Estudantis.

APO: Aparato de Proteção ao Ovo

Este Concurso tem por objetivo testar a capacidade dos competidores no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas dinâmicas, explorando ao máximo as propriedades do concreto armado, reforçado com fibras (CRF) e/ou em conjunto com armaduras, do concreto armado (CA) com dispositivos de ancoragem embutidos e/ou de compósitos de matrizes cimentícias em concreto reforçado com fibras.
O desafio proposto é projetar e construir um pórtico que seja capaz de resistir a cargas crescentes de impacto durante o ensaio de carregamento dinâmico previsto neste Concurso.
Esse elemento estrutural é denominado de Aparato de Proteção ao Ovo (APO), dada a sua função, que é a de proteger um ovo colocado sob o pórtico durante o carregamento.

 

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso:
http://www.ibracon.org.br/eventos/62cbc/pdf/REG__APO_2020.pdf

 

COCAR: Concreto Colorido de Alta Resistência

Este Concurso tem por objetivo testar a habilidade dos competidores na preparação de concretos de alta resistência (CAR) coloridos. O desafio atual consiste em moldar um corpo de prova com concreto colorido, com dimensões pré-estabelecidas, que seja capaz de atingir os requisitos de resistência estabelecidos pelo regulamento no ensaio de resistência à compressão.

 

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso:
http://www.ibracon.org.br/eventos/62cbc/pdf/REG__COC_2020.pdf

 

CONCREBOL

Este Concurso tem por objetivo testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos leves, homogêneos e com parâmetros de resistência otimizados.
O desafio proposto é o de conceber uma esfera (BOLA) de concreto, com os materiais e as dimensões estabelecidos em Regulamento, que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.
Em conjunto com uma das equipes participantes do concurso Concrebol, o Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, concretou três bolas de concreto, semelhante à do nosso concurso anual. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yqY2VjkPIJg

 

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso:
http://www.ibracon.org.br/eventos/62cbc/pdf/REG__CONC_2020.pdf

 

CONCREGAME

Este Concurso é um quiz de perguntas e respostas, que buscar testar o conhecimento dos competidores sobre o material de construção mais usado no mundo, o concreto.
O objetivo é incentivar a pesquisa sobre concreto para estruturas, concretos especiais, dosagem e controle de qualidade do concreto, entre estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Além de estimular a busca de conhecimento geral na área de tecnologia do concreto para estruturas, a competição proporciona que os acadêmicos fixem o conteúdo de uma forma divertida, através de uma competição composta por perguntas e respostas na qual o grupo de competidores mais inteirado a temática vence.
O desafio para este concurso é responder a todas as perguntas propostas, com maior assertividade e no menor tempo possível.

 

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso:
http://www.ibracon.org.br/eventos/62cbc/pdf/Concregame2020_revisaofinal.pdf

 

CONCRETO: QUEM SABE, FAZ AO VIVO

Este Concurso tem por objetivo avaliar a habilidade dos competidores na dosagem de concretos autoadensáveis coesos e translúcidos com o menor consumo de cimento possível e que apresentem a maior resistência em 24 horas (h).
O desafio consiste em moldar corpos de prova cilíndricos e uma placa com fibras translúcidas utilizando um concreto autoadensável de classe de espalhamento SF 2 (ABNT NBR 15823- 1:2017) e Índice de Estabilidade Visual (IEV) 0 ou 1, com insumos disponibilizados pela organização do evento previstos no regulamento.
O regulamento estabelece os requisitos a serem atendidos para participação do concurso, fornece as diretrizes para dosagem do concreto, a preparação dos corpos de prova e define os critérios de classificação.

 

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso:
http://www.ibracon.org.br/eventos/62cbc/pdf/REG__QSFV_2020.pdf

 

DIY: DO IT YOURSELF

Este concurso tem como objetivo incentivar o uso de concretos especiais entre estudantes de tecnologia e graduação dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Estimular a criatividade e as habilidades pessoais dos estudantes com a manipulação e moldagem de objetos de concreto. Visando expandir o horizonte dos futuros profissionais, busca-se disseminar o universo de aplicabilidades para o concreto presentes no dia a dia da sociedade.
O desafio consiste em elaborar de forma criativa e original um artefato, artigo ou peça de concreto através do material disponibilizado pela comissão organizadora do concurso.
Este é o único concurso estudantil individual do IBRACON.

 

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso:
http://www.ibracon.org.br/eventos/62cbc/pdf/62CBC2020_CONCURSO_DIY_CONCRETO_CRIATIVO_EDITION.pdf

 

OUSADIA

Este concurso tem como objetivo desenvolver a aptidão dos acadêmicos durante os processos de projeto (concepção, dimensionamento e detalhamento) e planejamento de construções arrojadas. Visa contribuir para o entrosamento de estudantes de arquitetura e engenharia civil, valorizando a visão holística necessária à materialização de um empreendimento de construção civil e estimulando a busca conjunta para otimização de parâmetros como eficiência energética, estabilidade estrutural, durabilidade, conforto, sustentabilidade e integração harmônica com o meio. Ampliar os conhecimentos a respeito da tecnologia do concreto e sua interação com aplicações estruturais. Estimular o senso de responsabilidade, demonstrando a importância da aplicação de normas técnicas (brasileiras, preferencialmente, e internacionais quando couber) para respaldar as soluções adotadas.
Para participação nesse concurso, os participantes devem elaborar o projeto básico estrutural de uma obra em concreto e desenvolver o planejamento preliminar de sua construção, tendo como objetivo apresentar a solução mais ousada para este desafio, conforme os critérios definidos em regulamento.

 

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso:
http://www.ibracon.org.br/eventos/62cbc/pdf/REG_OUSADIA_2020_R01.pdf

 

MEDALHA IBRACON

A equipe que apresentar o maior somatório de pontos de acordo com desempenho obtido em cada concurso estudantil recebe uma placa alusiva com menção de honra ao mérito de melhor equipe e licenças vitalícias individuais do Software TQS para todos os membros da equipe que estiverem inscritos no Congresso Brasileiro do Concreto.
Para disputar a medalha CONCRETO IBRACON, a equipe deve participar de pelo menos uma das competições propostas pela diretoria e realizadas ao longo do ano. As equipes podem ser compostas conforme indicado nos respectivos regulamentos de cada competição.


Para mais informações, acesse o regulamento do concurso: 
http://www.ibracon.org.br/eventos/62cbc/pdf/MedalhaIBRACON_rev.final.pdf