Concreto Brasil - Introdução

O objetivo básico do IBRACON, definido no artigo 3º do seu Estatuto, é proporcionar aos profissionais das áreas de tecnologia, estruturas e construções em concreto, maiores conhecimentos por meio de incentivos às investigações e pesquisas científicas e tecnológicas, assim como sua divulgação e transferência ao meio.

Dando continuidade aos trabalhos realizados em 1993 e 1996, o IBRACON está promovendo o Projeto Concreto Brasil com os seguintes objetivos:

  • Levantar junto ao meio técnico as necessidades de pesquisa e desenvolvimento;
  • Atuar junto aos orgãos de pesquisa e desenvolvimento estaduais e federais, para criar mais espaço para as pesquisas sobre o concreto;
  • Intermediar, coordenar e gerenciar pesquisas de interesse das indústrias ligadas ao concreto. 

Assim sendo, estamos solicitando o cadastro dos trabalhos que Entidades de pesquisas e estudos desenvolvem, ou que tenham desenvolvido, e que sejam pertinentes às áreas de Tecnologia e Estruturas de Concreto e ainda sugestões para pesquisas futuras.

As informações enviadas serão armazenadas no banco de dados do IBRACON para posterior divulgação aos seus associados, entidades mantenedoras e órgãos de fomento.

Durante os Congressos anuais do IBRACON, serão realizadas Workshops de Pesquisa onde será apresentada a situação corrente da pesquisa no Brasil na tentativa de identificar áreas prioritárias para novos projetos de pesquisa. Estas áreas prioritárias contarão com o apoio do IBRACON e de seus mantenedores na solicitação de recursos junto aos órgãos de fomento para o desenvolvimento de projetos.

Solicitamos que os pesquisadores e Instituições de Pesquisa interessados preencham o cadastro para cada projeto de pesquisa em andamento ou concluído. O processo de cadastro de projetos será contínuo, sendo importante que, a cada novo projeto, o pesquisador cadastre as informações sobre o mesmo. Desta forma, o IBRACON poderá fornecer em breve aos seus associados a situação atual da pesquisa em nosso país, bem como um histórico da atuação dos diversos grupos de pesquisa.

O IBRACON procura com esta iniciativa estimular a interação entre as necessidades da indústria e as atividades de pesquisa e desenvolvimento. A própria interação entre os diversos grupos de pesquisa em diferentes instituições será fortemente beneficiada por meio da transferência de informações, abrindo possibilidades de cooperação.

Para obtenção de maiores informações solicita-se contatar o IBRACON por telefone, fax ou e-mail.

IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto

Horário:

Seg – Sex: 8:00h – 17:00h

Av. Queiroz Filho, nº1700

salas 407-408 Torre D
Villa Lobos Office Park – 05319-000
Vila Hamburguesa, São Paulo – SP

Newsletter

As últimas notícias sobre o IBRACON, novas tecnologias e processos, enviadas diretamente para sua caixa postal diariamente.

IBRACON © 2024. Todos os direitos reservados