Regionais

REGIONAL SUL

Seminário abre as comemorações do Jubileu de Ouro do IBRACON

Em 2022, o Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON completa 50 anos. As comemorações deste marco já começaram com uma série de iniciativas e atividade. No último dia 25 de agosto, foi realizado o Seminário Pré-Jubileu de Ouro, evento organizado conjuntamente pelas três Regionais do IBRACON na Região Sul do Brasil.
Com 460 inscritos, o Seminário abordou os desafios de desempenho e durabilidade do concreto, contando com a presença dos diretores regionais Hinoel Ehrenbring (RS), Joelcio Luiz Stocco (SC) e Luis César De Luca (PR), além do presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene, e diretor de relações instituições Prof. César Henrique Daher.
Na abertura do evento foi feita uma homenagem ao primeiro sócio do IBRACON na Região Sul, o Prof. Geraldo Cechella Isaia. Na ocasião o presidente do IBRACON fez questão de ressaltar o propósito de ser sócio do IBRACON: “Fazer parte de uma comunidade de relacionamento, que participa ativamente da dinâmica do processo de geração e difusão do conhecimento do concreto, através dos comitês de pesquisa e desenvolvimento, comitês técnicos, publicações, cursos, debates técnicos, concursos, congressos e outros eventos”.
Uma visão holística na dosagem do concreto visando desempenho e durabilidade foi exposta pelo Prof. José Marques Filho (ex-presidente do IBRACON). Os aspectos relevantes para a ecoeficiência na dosagem do concreto foram comentados pela Profa. Heloisa Fuganti Campos (UFPR). A durabilidade e vida útil do concreto e a necessidade de um programa de manutenção das estruturas foram o tema da palestra do Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS). E o concreto de ultra-alto desempenho foi abordado pelo Prof. Roberto Christ (Unisinos).
Estudos de casos foram apresentados pelos professores Stocco e Luiz Roberto Prudêncio (UFSC).
O Seminário, com pico de audiência de 430 participantes e patrocínio da Votorantim Cimentos, foi encerrado com uma mesa-redonda com os palestrantes, com mediação da Profa. Edna Possan (Unila).

 

RIO GRANDE DO SUL

IBRACON na Estrada Gaúcha On-line

A Regional do IBRACON continua a organizar o IBRACON na Estrada Gaúcha, agora na modalidade on-line. Em abril foi organizado, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, o evento “Construção de Edifícios Altos em Concreto Armado”.
Em junho, em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), foi realizado o evento “Concretos especiais: concreto de ultra-alto desempenho e concreto autocicatrizantes e autorregenerantes.
Estão programados os eventos “Estruturas de concreto pré-fabricadas” e “Segurança contra incêndio de estruturas de concreto armado”, em parceria com instituições de ensino de Passo Fundo e Santa Maria, respectivamente.

 

SÃO PAULO

Webinares IBRACON na Regional de São Paulo

No primeiro semestre foram realizados dois webinares na Regional de São Paulo. O primeiro aconteceu em 17 de março e expôs as rotinas de manutenção estruturais e funcionais, e de avaliação da durabilidade, da Ponte Rio-Niterói. O palestrante foi o Eng. Carlos Henrique Siqueira.
O segundo ocorreu em 14 de abril e recuperou as questões técnicas importantes da execução e as inovações tecnológicas usadas na construção de barragens de concreto – como a barragem da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.
A Regional vai realizar no segundo semestre um webinário sobre sustentabilidade do concreto, em parceria com o Instituto Federal de Rio Verde, Universidade Federal de Tocantins e Unesp de Ilha Solteira.

Fique atento ao canal do IBRACON no You Tube.

 

 

 

 

Notícias das Regionais 2020

 

DISTRITO FEDERAL

Reunião na Regional DF

O Sinduscon-DF e a Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (DIMAT) realizaram sua primeira reunião no último dia 06 de março, em Brasília. Na ocasião foi realizada a palestra “Recuperação do viaduto das tesourinhas do Plano Piloto: um transtorno necessário – o estado da arte da recuperação”, com os palestrantes Pedro Henrique de La Rocque Ferreira (Construtora LDN) e Renato Cortopassi (Kalil Engenharia), este diretor técnico do IBRACON na região.
O evento contou com apoio da Ademi e da ABCP.

 

MATO GROSSO DO SUL

Construir é Cuidar da Engenharia

No último dia 06 de março foi realizado o evento Construir é Cuidar da Engenharia no Sinduscon-MS, em Campo Grande, com realização da MC e Alvo Engenharia. A diretora regional do IBRACON na região, Profa. Sandra Regina Bertocini mediou as discussões, com João Felipe Martins Abdala. O evento teve apoio do IBRACON e da Alconpat.

 

PARANÁ

5º Seminário Paranaense de Obras Civis

Luiz Olavo, engenheiro da Ensolo, palestra sobre reforço de fundações com estaca raiz de concreto

 

O IDD e o Instituto de Engenharia do Paraná realizaram no último dia 04 de fevereiro, no Centro de Eventos do IEP, o 5º Seminário Paranaense de Obras Civis.
O evento buscou disseminar conhecimentos de pavimentação urbana e rodoviária, de estruturas pré-fabricadas e de fundações e contenções.
Com participação de 250 profissionais, o evento contou com o patrocínio do CredCrea e da Sika.

 

1st BIM, Lean and Sustainability Conference

Público presente no evento 1st BLSC

 

Já, no dia 03 de março, o IDD e o IEP realizaram o evento “1st BIM, Lean and Sustainability Conference, no IEP, para disseminar conhecimentos atualizados sobre esses conceitos. O evento teve 350 profissionais e recebeu o patrocínio da Rogga Engenharia.

 

RIO DE JANEIRO

Curso sobre corrosão e proteção catódica

O curso básico de corrosão e proteção catódica de armaduras de aço em obras de concreto foi realizado no último dia 06 de março, no Rio de Janeiro.
Realizado pela Associação Brasileira de Corrosão (Abraco), o curso foi ministrado pelo Eng. Luiz Paulo Gomes, diretor da IEC (Instalações e Engenharia de Corrosão), e contou com apoio do IBRACON.

 

 

Controle de Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Mais informações em nossa Política de privacidade.