Blog CONCRETO & Construções

Desafios para avaliação da estrutura da Casa de Vidro

Os procedimentos de avaliação estrutural para asseverar a segurança e durabilidade da obra são comentados

Foto da Casa de Vidro Lina Bo Bardi

A Casa de Vidro, ícone da arquitetura moderna brasileira, foi projetada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) e construída em 1952. Por quatro décadas, foi a residência de Lina e seu marido, sendo atualmente a sede do Instituto Bardi, um espaço de exposição e para visitação pública.

O projeto estrutural foi compartilhado entre o engenheiro italiano Pier Luigi Nervi (1871-1979), originalmente contratado para o cálculo estrutural, e pelo engenheiro brasileiro Tullio Stucchi, engenheiro projetista de concreto armado da Sociedade Comercial Construtora, contratada para executar o projeto, que precisou ser refeito devido à dificuldade de aquisição de vigas laminadas especiais especificadas por Nervi.

Plano de manutenção

Em 2016, o projeto de preservação de patrimônio histórico recebeu o apoio da Fundação Getty para realizar um plano de manutenção preventiva da Casa de Vidro, que previa, como uma de suas tarefas, identificar a situação de conservação dos sistemas construtivos, em especial sua estrutura.

Ricardo Couceiro Bento e João Adriano Rossignolo contam no artigo Casa de Vidro de Lina Bo Bardi: uma avaliação da estrutura, publicado na edição 101 da Revista CONCRETO & Construções, o estudo que fizeram do projeto original da Casa de Vidro, as verificações efetuadas dos componentes estruturais da obra e a análise estrutural que levaram a curso para asseverar a segurança e durabilidade de sua estrutura.

Entre os desafios para estimar o estado de conservação da estrutura, os autores apontam que as pranchas disponíveis do projeto estrutural não trouxeram informações relativas às especificações do concreto, ao tipo de aço utilizado na estrutura e ao detalhamento dos pilares de aço-concreto tubulares e de concreto armado.

Para contornar a ausência de especificações sobre o concreto, testemunhos de concreto com 27mm foram extraídos, quando o usual são diâmetros de 75mm ou 100mm, para estimar a resistência do concreto usado na estrutura.

Saiba quais outras providências foram tomadas pelos autores para vencer os desafios de avaliar a conservação da estrutura da Casa de Vidro na edição 101 da CONCRETO & Construções.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

101

Posts Recentes

Daniel Véras Ribeiro

Pesquisador endossa a perspectiva de implantação de ensaios padronizados de durabilidade do concreto a partir das práticas recomendadas lançadas

Leia mais »

Samuel Kruchin

Arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico da Praça Pamplona fala a CONCRETO & Construções sobre seus projetos

Leia mais »