Blog CONCRETO & Construções

Qualidade do concreto usinado no DF

Projeto Indicadores do Concreto do Sinduscon-DF e pesquisa da UnB avaliaram a qualidade do concreto usinado no Distrito Federal entregue nas obras

Concreto usinado em parede de concreto

O Projeto Indicadores do Concreto é uma pesquisa mensal realizada nos canteiros de obras de incorporações imobiliárias que mapeia a logística de fornecimento e a qualidade do concreto usinado no Distrito Federal.

Em julho de 2010, foi lançada a primeira etapa com duração de um ano. Atualmente, o projeto está na13ª etapa, abrangendo cerca de 80% dos canteiros de obras imobiliárias formais e 30% do concreto usinado produzido em Brasília (www.projetoconcreto.org.br/site).

Os indicadores apontaram que, em média, de 3% a 10% das ocorrências nos canteiros de obras, ano a ano, eram relativas a problemas de concretagem, tais como: descontinuidade do processo de concretagem; execução da concretagem; e qualidade do concreto.

Problemas durante a concretagem

Com o objetivo de quantificar as não conformidades dos concretos usinados no Distrito Federal e dar um panorama de sua qualidade para a sociedade e o setor construtivo, pesquisadores da Universidade de Brasília realizaram análises estatísticas de 1106 resultados de ensaios de resistência à compressão realizados no SENAI-DF e de consistência realizados nos canteiros de obras.

Os concretos avaliados são de classe de resistência característica C30 e C40 e de consistência de classe S160 e S220, fornecidos para a concretagem de fundações de três obras diferentes por três concreteiras distintas, no período de setembro de 2021 a março de 2022.

Qualidade do concreto usinado no DF

As análises dos dados levaram os autores às seguintes conclusões:

  • O concreto C30 do Distrito Federal possui um bom controle de produção, uma vez que possui desvio-padrão entre 3,4 MPa e 4,1 MPa; mas o C40 foi classificado como de baixo controle de produção, já que seu desvio-padrão é superior a 4,8 MPa;
  • 97% dos caminhões betoneira apresentaram a consistência do concreto na faixa especificada em projeto;
  • O percentual total de aceitação do concreto C30 foi de 91,5%, já para os concretos das duas classes o percentual de aceitação ficou em 89,3%, tendo em vista o menor percentual de aprovação do concreto C40.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse a edição 107 da Revista CONCRETO & Construções.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

Posts Recentes

Tubos de concreto para saneamento

Quais os cuidados devem ser tomados no projeto, dimensionamento e execução de obras de saneamento com tubos de concreto? Conheça as etapas para garantir segurança, funcionalidade e durabilidade.

Leia mais »