O profissional entrevistado pela atual edição da Revista CONCRETO & Construções, publicação de divulgação informativa, tecnológica e científica do IBRACON, é o professor da Universidade do Minho, José António Matos.
Matos é engenheiro civil especializado em gestão de pontes e estruturas. Ele já participou de diversos projetos de controle da qualidade de pontes, como a COST 1406 (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia), no qual participaram acadêmicos, consultores, construtores e contratantes de 57 países.
A COST 1406 (https://www.cost.eu/actions/TU1406/) emitiu, em 2015, vários relatórios sobre a situação das pontes em diferentes países e como se fazia sua gestão. De seu trabalho, surgiu um protocolo de controle da qualidade de obras de arte especiais, que introduziu a metodologia dos indicadores-chave de desempenho para tomar decisões de intervenção, já introduzido em países como Eslovênia, Chile e Índia.
Para o futuro, o Prof. José Matos sugere que as normas técnicas de gestão de pontes adotem modelos de resiliência, com escopo maior que o dos atuais modelos de risco. Enquanto estes focam na reparação da obra, aqueles preconizam a alocação de recursos para a tomada rápida de decisões de modo a minimizar as consequências do atingimento do estado limite das obras de infraestrutura.
Não perca a entrevista que sairá na edição 117!