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Túnel imerso Santos-Guarujá

Conheça o projeto e como será executado o futuro túnel imerso Santos-Guarujá

Desenho esquemático do projeto do Túnel Santos-Guarujá

Santos e Guarujá são cidades separadas pelo Canal de Acesso ao Porto de Santos, com cerca de 500 metros de largura. Atualmente, a principal conexão entre as cidades é realizada por balsas.

O projeto do Túnel Imerso (IMT) é uma alternativa complementar fixa para atender ao transporte e expansão portuária da região. Ele foi coordenado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e desenvolvido entre 2015 e 2018. Detalhes do projeto e do planejamento de sua execução são apresentados no artigo “Aspectos do túnel imerso Santos-Guarujá” na edição 118 da CONCRETO & Construções.

Com comprimento total de 1500 metros, o trecho imerso é composto por seis elementos (TE) com comprimento de 145 metros cada.

Esquema construtivo do Túnel Santos-Guarujá mostrra sua configuração espacial e a disposição dos elementos construtivos
Esquema construtivo do Túnel Santos-Guarujá

O túnel comportará seis faixas rodoviárias em dois sentidos, com altura livre de 5,5 metros e duas galerias superpostas na célula central para passagem de pedestres e ciclistas, e abrigo de utilidades.

Os seis TE serão construídos em Doca Seca (DD) temporária localizada em trecho de 500 metros do Acesso ao Guarujá.

Após construído cada lote de TE e inundada a DD, os TEs flutuarão e serão rebocados e estacionados temporariamente. Eles serão posteriormente dispostos e juntados por meio de Junta de Fechamento.

Quer saber mais detalhes dessa importante obra para o litoral de São Paulo?

Acesse o artigo “Aspectos do Túnel Imerso Santos-Guarujá” na edição 118 da CONCRETO & Construções.

Sobre o Autor

Fábio Pedroso
Jornalista no Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) Editor da Revista CONCRETO & Construções Administrador e redator do Blog CONCRETO

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