Blog CONCRETO & Construções

Daniel Véras Ribeiro

Pesquisador endossa a perspectiva de implantação de ensaios padronizados de durabilidade do concreto a partir das práticas recomendadas lançadas

Daniel Véras Ribeiro é engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atualmente é professor e coordenador do Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa), com mestrado e doutorado na área de Ciência e Engenharia dos Materiais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Sua pesquisa sobre a influência da adição da lama vermelha nas propriedades e na corrosibilidade do concreto armado, indicada pela UFSCar para o Concurso Nacional de Teses Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, promovido pela Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos, ganhou a premiação em 2011.

Diretor da Alconpat Brasil e do IBRACON na Bahia, o Prof. Daniel Ribeiro assumiu, em 2018, a coordenação do Comitê Técnico 702 Procedimentos para Ensaios de Avaliação da Durabilidade das Estruturas de Concreto e, após, mais de dois anos de reuniões e discussões no âmbito dos cinco subcomitês formados, entrega para a comunidade técnica brasileira cinco Práticas Recomendadas para realização de ensaios de durabilidade das estruturas de concreto.

Para ele, os critérios de durabilidade da norma brasileira de Projeto de Estruturas de Concreto (ABNT NBR 6118) não são suficientes para o dimensionamento de estruturas com Vida Útil de Projeto de 50 anos, como exige a norma brasileira de desempenho das edificações habitacionais (ABNT NBR 15575).

Em razão disso, na sua avaliação, as Práticas Recomendadas recém-lançadas representam uma importante contribuição à implantação de ensaios padronizados de durabilidade dos concretos viabilizando atender satisfatoriamente à determinação da norma brasileira de desempenho no tocante à questão da vida útil de projeto. “A criação e aperfeiçoamento dos indicadores de durabilidade para cada caso serão possíveis a partir do momento que tenhamos uma padronização nos ensaios”, complementa.

Leia a entrevista na edição 102 da CONCRETO & Construções.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

102

Posts Recentes

Daniel Véras Ribeiro

Pesquisador endossa a perspectiva de implantação de ensaios padronizados de durabilidade do concreto a partir das práticas recomendadas lançadas

Leia mais »

Samuel Kruchin

Arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico da Praça Pamplona fala a CONCRETO & Construções sobre seus projetos

Leia mais »