Blog CONCRETO & Construções

Tubos de concreto para saneamento

Quais os cuidados devem ser tomados no projeto, dimensionamento e execução de obras de saneamento com tubos de concreto? Conheça as etapas para garantir segurança, funcionalidade e durabilidade.

Tubo de concreto sendo ensaiado

Os tubos de concreto são os elementos mais utilizados em obras de drenagem de águas pluviais e esgotos sanitários. Por isso, conhecer as premissas do projeto, as especificações para seu dimensionamento e os cuidados para sua aplicação garante o funcionamento e durabilidade das obras.

A primeira etapa da obra de saneamento é seu projeto hidráulico, que estipula características relativas à vazão, declividade da rede, diâmetro do tubo, sua locação em planta, entre outras medidas.

Os coletores de esgoto, interceptores e emissários são projetados para funcionar como condutos livres.

Tubos de concreto sendo assentados e reaterrados

A segunda etapa é o projeto estrutural, que determina o carregamento e o dimensionamento dos tubos de concreto.

Há dois tipos de cargas atuantes nos tubos circulares de concreto: a carga de terra, resultante do peso do solo situado acima da tubulação, e as cargas móveis, decorrentes do tráfego de veículos na superfície.

O dimensionamento do tubo de concreto consiste no cálculo de resistência do tubo capaz de suportar uma determinada carga. Ele é determinado em ensaio de laboratório. Sua determinação define a classe do tubo que deverá ser usada na obra.

Cuidados na aplicação dos tubos de concreto

A terceira etapa é tão crucial quanto às anteriores, uma vez que os cuidados tomados na análise estrutural podem ser anulados pelo emprego de processos construtivos inadequados.

Esta etapa é formada pelas fases de:

  • Escavação: na qual é feito o controle de declividade, cujo erro pode levar a inversão do fluxo, entupimentos e rompimento de tubulações;
  • Escoramento: feito para garantir a segurança dos trabalhadores durante a escavação;
  • Assentamento: executado de jusante à montante, consiste na regularização e preparo do fundo da vala onde será assentada a tubulação e na descida dos tubos de concreto, de maneira que todo o corpo do tubo fique apoiado no fundo da vala para que ocorra a distribuição uniforme das cargas sobre a tubulação;
  • Reaterro: camada de reaterro deve ser compactada e controlada, em camadas de 20 cm de espessura, até a superfície do terreno.
Tubos de concreto sendo devidamente encaixados

Quer saber mais sobre como calcular as cargas atuantes, o dimensionamento de tubos circulares de concreto e maiores detalhes sobre os cuidados na sua execução? Acesse o artigo “Projeto e execução de obras de saneamento com tubos de concreto”, na edição 110 da Revista CONCRETO & Construções.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

110

Posts Recentes

Tubos de concreto para saneamento

Quais os cuidados devem ser tomados no projeto, dimensionamento e execução de obras de saneamento com tubos de concreto? Conheça as etapas para garantir segurança, funcionalidade e durabilidade.

Leia mais »