Blog CONCRETO & Construções

Normas para Alvenaria Estrutural publicadas

Conjunto de normas técnicas sobre alvenaria estrutural foram recentemente publicados pela ABNT, substituindo normativas anteriores

Blocos de alvenaria estrutural preparados para ensaio

Um grande marco para o segmento de mercado da alvenaria estrutural: a unificação de normas técnicas brasileiras sobre alvenaria estrutural. O novo conjunto de normas foi publicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em agosto do ano passado, com a nomenclatura ABNT NBR 16868 – Alvenaria Estrutural.

Foram publicadas 3 partes: Parte 1: Projeto; Parte 2: Execução e controle de obras; e Parte 3: Métodos de ensaio. Existe ainda previsão futura de publicação da Parte 4: Estrutura em situação de incêndio e da Parte 5: Projeto para ações sísmicas.

Coordenado pelo Diretor do IBRACON e professor da UFSCar, Guilherme Parsekian, o trabalho de revisão teve início em 2016 e contou com a participação de representantes de várias entidades e empresas do setor construtivo brasileiro.

As partes publicadas cancelam e substituem as normas ABNT NBR 15812-1:2010, ABNT NBR 15961-1:2011, ABNT NBR 15812-2:2010, ABNT NBR 15961-2:2011, ABNT NBR 15812-3:2017 e ABNT NBR 16522:2016.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

99

Posts Recentes

Daniel Véras Ribeiro

Pesquisador endossa a perspectiva de implantação de ensaios padronizados de durabilidade do concreto a partir das práticas recomendadas lançadas

Leia mais »

Samuel Kruchin

Arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico da Praça Pamplona fala a CONCRETO & Construções sobre seus projetos

Leia mais »