O Comitê Técnico de Segurança das Estruturas de Concreto contra Incêndio (CT 305) do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), por meio de seu subcomitê Projeto de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio (SC4), lançou os softwares para dimensionamento de vigas e pilares de concreto em situação de incêndio.
O software de vigas calcula o Tempo de Resistência ao Fogo (TRF), sendo uma alternativa mais precisa e econômica em relação ao método tabular presente na ABNT NBR 15200: 2012. Ele foi baseado na dissertação de mestrado da Enga. Gabriela Albuquerque, que auxiliou no seu desenvolvimento juntamente com Johnny Fontana e Alio Kimura, membros do SC4.
Já, o software de pilares automatiza o uso das tabelas presentes no Anexo E da ABNT NBR 15200:2012, facilitando o uso dessas tabelas, que exigem uma série de interpolações. Ele foi desenvolvido conjuntamente por Igor Pierin, Johnny Fontana e Alio Kimura.
Os softwares têm o objetivo de auxiliar os engenheiros e estudantes na aplicação da ABNT NBR 15200. “São ferramentas auxiliares para elaboração de projetos de estruturas de concreto armado”, esclarece o coordenador do SC4, Eng. Alio Kimura.
Os softwares estão disponíveis no site do IBRACON.