Blog CONCRETO & Construções

Marco Cárnio

Pesquisador fala sobre as normas brasileiras recém-lançadas sobre o concreto reforçado com fibras

CPs de concreto reforçado com fibras

Marco Antonio Cárnio é engenheiro civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1985), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp.

Trabalhou como engenheiro de estruturas na Maubertec, CNEC e VETEC, em São Paulo, em obras de infraestrutura, mas fixou-se na região de Campinas, Piracicaba e Valinhos, como professor da PUC-Campinas e como sócio das empresas Gepec e Evolução Engenharia, focadas em consultoria de projetos de estruturas de concreto, em especial o concreto reforçado com fibras (CRF).

Seu trabalho como coordenador do Comitê Técnico 303 IBRACON/Abece sobre uso de materiais não convencionais pavimentou o caminho para as normas brasileiras sobre o CRF no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde coordenou a comissão de estudos relativa ao projeto de estruturas de concreto com fibras. “Com a publicação das normas, ao invés de dosagens fixas de fibras, estabelecem-se critérios de desempenho para o concreto com fibras”, destacou em entrevista para a CONCRETO & Construções 103.

No CT 303, brindou o setor da construção com a Prática Recomendada Projeto de Estruturas de Concreto Armado com Barras de Polímero Reforçado com Fibras, lançada recentemente pelo IBRACON.

O CT 303 trabalha ainda na finalização de práticas recomendadas sobre o concreto de ultra-alto desempenho e o reforço de elementos estruturais com sistema de mantas e lâminas de polímero reforçado com fibras.

Leia a entrevista na edição 103 da CONCRETO & Construções.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Carlos Alberto Tauil

Carlos Alberto Tauil

Carlos Alberto Tauil se graduou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1967. Nos últimos 40 anos, Tauil desempenhou funções

Leia mais »

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

103

Posts Recentes

Tubos de concreto para saneamento

Quais os cuidados devem ser tomados no projeto, dimensionamento e execução de obras de saneamento com tubos de concreto? Conheça as etapas para garantir segurança, funcionalidade e durabilidade.

Leia mais »