Blog CONCRETO & Construções

O que é o concreto branco?

O concreto branco toma partido das qualidades estéticas do concreto, além de seu desempenho mecânico e durabilidade. Conheça os cuidados de dosagem e execução do concreto branco nas obras.

Foto do Museu Iberê Camargo

O concreto branco é o concreto com coloração branca, garantida pelo uso de cimento branco e agregados miúdos e graúdos adequados.

Ele é indicado para obras que, além das características de durabilidade e desempenho mecânico conferidas pelos concretos convencionais de coloração cinza, tenham valor estético. É também usado em peças pré-fabricadas de pavimento intertravado (pavers), usadas em praças, calçadas e parques, bem como em tampos de cozinhas e banheiros.

Composição do concreto branco

O cimento branco é fabricado a partir de matérias-primas isentas de óxidos de ferro e manganês, que são os principais compostos corantes e responsáveis pela coloração do cimento cinza tradicional. Sua fabricação requer algumas condições especiais, como o resfriamento do clínquer (principal composto do cimento) na saída do forno com água, para uma queda abrupta na temperatura, o que preserva a cor branca, e sua moagem por meio de bolas que não contenham cromo, caso contrário o cimento adquire uma cor esverdeada.

Cimento branco, fabricado com matérias-primas isentas de óxidos de ferro e manganês

Os agregados graúdos (britas) usados no concreto branco devem ter coloração clara, com preferência para os agregados calcários calcíticos e dolomíticos, para não interferirem na cor final. Já, as areias devem ter sua fração fina com coloração branca ou amarelada, pois é justamente esta fração que mancha ou interfere na pigmentação da pasta de cimento.

Preparação do concreto branco

Os agregados graúdos e miúdos devem ser lavados. O traço do concreto branco, ou seja, o proporcionamento entre seus constituintes, deve ser mais rico em cimento branco para garantir a homogeneidade da cor, com o mínimo de 350kg de cimento por metro cúbico de concreto.

É recomendado o uso de aditivos superplastificantes, químicos capazes de garantir um concreto fluido e coeso quando no estado fresco. A coesão evita a ascensão da nata de cimento, que provoca variações de tonalidade na superfície da peça de concreto branco. Já, a fluidez do concreto garante o preenchimento uniforme das peças de concreto, evitando falhas de concretagem, que podem acarretar perdas de desempenho mecânico e durabilidade, bem como formação de bolhas de ar e de poros superficiais, que comprometeriam o acabamento estético da peça de concreto branco.

A relação água/cimento do concreto branco deve ser mantida constante e buscar um equilíbrio: quanto maior a relação a/c, mais branco será o concreto; porém, menor será sua resistência mecânica e sua durabilidade. Assim, a relação água/cimento do concreto branco deve ter valores para assegurar brancura, resistência e durabilidade, e precisa variar pouco para não provocar manchas nas peças de concreto branco.

As armaduras devem receber pinturas do tipo epóxi, à base de zinco, ou galvanizadas, para prevenir sua corrosão e o consequente manchamento das peças de concreto branco causado por ferrugem.

Lançamento, desforma e cura

O concreto branco deve ser lançado sob temperaturas abaixo de 30°C, com ausência de ventos e insolação, para se evitar a retração por secagem.

As fôrmas não devem permitir o vazamento de nata, que compromete o acabamento superficial da peça de concreto branco. O reaproveitamento das fôrmas deve ser limitado a duas vezes, para evitar retrabalhos, remendos ou a necessidade de revestimentos ou pintura.

A desforma do concreto branco deve ser prematura, para evitar seu manchamento pelas fôrmas.

A cura do concreto branco deve ser providenciada logo após a desforma e por um certo período de tempo, também para evitar a fissuração por secagem.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

101

Posts Recentes

Tubos de concreto para saneamento

Quais os cuidados devem ser tomados no projeto, dimensionamento e execução de obras de saneamento com tubos de concreto? Conheça as etapas para garantir segurança, funcionalidade e durabilidade.

Leia mais »