Blog CONCRETO & Construções

Enio Pazini Figueiredo

Especialista em vida útil das estruturas de concreto

Enio Pazini e Maracanã

Enio Pazini Figueiredo despertou para a engenharia civil por influência de um tio e de uma viagem à Usina Hidrelétrica de Itaipu. Formou-se em 1985 pela Pontifícia Universidade Católica do (PUCRS). Seu gosto pelo estudo, o fez optar em seguir a carreira acadêmica, fazendo mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986-1989) e doutorado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1989-1994).

Neste ínterim, fez o curso de especialização em Patologia das Edificações no Instituto Eduardo Torroja, na Espanha, em 1988, um divisor de águas na sua trajetória profissional, e começou a lecionar na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), além de trabalhar como engenheiro na Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (CIENTEC).

Em 1995, passou nos concursos para professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo optado pela última. Na UFG, participou da criação dos Cursos de Especialização em Gestão e Gerenciamento de Obra e Construção Civil, tendo coordenado o primeiro, e foi vice-presidente da Comissão para implementação do Curso de Mestrado em Engenharia Civil da UFG, recomendado pela Capes em 1997.

Por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG, tem participado como consultor e projetista de diversas obras de reabilitação das estruturas de concreto armado no Brasil e no exterior, como os estádios do Maracanã, Beira Rio e a Arena Corinthians. Em função das suas pesquisas, publicações e atuações profissionais, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Científica do Peru (UPC) em 2013.

Fez pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), em 2009, onde estudou as técnicas de extração eletroquímica de cloretos (EEC), realcalinização eletroquímica do concreto carbonatado (REC) e proteção catódica por corrente impressa.

Enio Pazini é coordenador do CT 802 Comitê Técnico de Manutenção e Reabilitação de Estruturas de Concreto e presidente da Associação Latino-Americana de Controle de Qualidade, Patologia e Recuperação da Construção (ALCONPAT Internacional).

Leia a entrevista com Enio Pazini na edição 106 da Revista CONCRETO & Construções.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Carlos Alberto Tauil

Carlos Alberto Tauil

Carlos Alberto Tauil se graduou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1967. Nos últimos 40 anos, Tauil desempenhou funções

Leia mais »

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

106

Posts Recentes

Tubos de concreto para saneamento

Quais os cuidados devem ser tomados no projeto, dimensionamento e execução de obras de saneamento com tubos de concreto? Conheça as etapas para garantir segurança, funcionalidade e durabilidade.

Leia mais »