Blog CONCRETO & Construções

Palestra desmistifica concreto reforçado com fibras

O professor da Universidade de Sidney, David Oliveira, abordou o CRF no 62ºCBC

Palestrante no 62ºCBC virtual desmistifica CRF

O concreto reforçado com fibras (CRF) é um material compósito que une as características de resistência à compressão do concreto e de resistência à tração das fibras de aço ou das macrofibras poliméricas.

Dúvidas com relação ao comportamento estrutural do CRF existiam até há pouco tempo. Tanto é assim que o professor da University of British Columbia (UBC), Prof. Sidney Mindess, publicou, em 1994, um artigo denominado “Concreto Reforçado com Fibras – Mito e Realidade”.

Um desses mitos era que as fibras distribuídas aleatoriamente na matriz de concreto contribuiriam para aumentar sua resistência à compressão. Outro mito era que as fibras não podiam substituir a armadura convencional. Um terceiro mito era o de que não havia um método consensuado para caracterizar os efeitos das fibras no comportamento estrutural do concreto.

Esses e outros mitos foram rebatidos por David Oliveira, professor da Universidade de Sidney, na Austrália, em sua palestra para os inscritos no 62º Congresso Brasileiro do Concreto, fórum nacional de discussões sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, que acontece de 30 de março a 02 de abril, em Florianópolis.

Leia a cobertura da palestra na edição 99 da CONCRETO & Construções.

Sobre o Autor

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Leia artigo/matéria na CONCRETO & Construções:

99

Posts Recentes

Daniel Véras Ribeiro

Pesquisador endossa a perspectiva de implantação de ensaios padronizados de durabilidade do concreto a partir das práticas recomendadas lançadas

Leia mais »

Samuel Kruchin

Arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico da Praça Pamplona fala a CONCRETO & Construções sobre seus projetos

Leia mais »