Responsabilidade Social

Declaração IBRACON sobre a Sustentabilidade do Concreto

A sustentabilidade é um valor fundamental para a sociedade atual e também para o IBRACON.

O IBRACON tem visão holística e foco na necessidade de desenvolvimento de informações, documentos e ferramentas a serem utilizados pela cadeia produtiva do concreto e pela sociedade em geral para alcançar metas de sustentabilidade.

O IBRACON é uma associação sem fins lucrativos, declarada de Interesse Público Estadual e Federal, cuja missão é criar, divulgar e defender o correto conhecimento sobre materiais, projeto, construção, uso e manutenção de obras de concreto, desenvolvendo seu mercado, articulando seus agentes e agindo em benefício dos consumidores e da sociedade em harmonia com o meio ambiente.

O IBRACON foi criado em 1972, como uma sociedade independente, de profissionais que atuam no campo do concreto simples e estrutural, que inclui usuários das construções, concessionárias e empresas públicas, pesquisadores de várias áreas, arquitetos, engenheiros, acadêmicos, empresas de projeto, fabricantes, empresários, industriais do setor, construtores, laboratoristas e até outras Entidades.

Assim sendo, entende que deve investir na defesa e orientação de atividades que promovam o desempenho social, econômico e ambiental da cadeia produtiva do concreto, visando a neutralização do carbono, alinhada com os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) constantes da Agenda 2030 das Nações Unidas e com as práticas de responsabilidade socioambiental e governança (ESG).

O conhecimento desenvolvido e compartilhado pelo IBRACON (livros, congressos, FEIBRACON, cursos, concursos, seminários, práticas recomendadas, revista científica e revista técnica) é inteiramente resultado do trabalho de voluntários dedicados à inovação e desenvolvimento das estruturas de concreto.

Historicamente, o IBRACON iniciou a discussão do tema da sustentabilidade no fim da década de 80 e nos livros técnicos introduziu, o conceito de rendimento ou eficiência ambiental através do índice de MPa/kg de cimento. Vem colaborando forte com a ABNT, e, mais recentemente, foi decisivo na alteração das prescrições da norma ABNT NBR 6122, visando sustentabilidade.

O IBRACON, em 1997, criou um Comitê Técnico dedicado à sustentabilidade do concreto estrutural. Denominado CT 206, posteriormente alterado para CT MAB e atualmente o CT 101 Comitê Técnico de Sustentabilidade do Concreto.

Este CT, inicialmente, atuou disseminando conhecimento, tecnologia e as melhores práticas para a reciclagem e usos de resíduos de construção e demolição, em face da implementação da Resolução CONAMA 307, que requeria que os geradores dessem uma destinação adequada aos resíduos de seus processos industriais. Neste período, foram realizadas nove edições do Seminário “Desenvolvimento Sustentável e Reciclagem na Construção Civil”, que trouxeram ao Brasil um legado importante de práticas realizadas na Europa e nos Estados Unidos no campo das pesquisas, normalizações e políticas ambientais.

O IBRACON, por meio desse Comitê Técnico, colaborou, decisivamente, para a elaboração das seguintes normas técnicas:

  • ABNT NBR 15113:2004 Resíduos Sólidos da Construção Civil e Resíduos Inertes – Aterros: diretrizes para projeto, implantação e operação;
  • ABNT NBR 15114:2004 Resíduos Sólidos da Construção Civil- Áreas de Reciclagem: diretrizes para projeto, implantação e operação;
  • ABNT NBR 15115:2004 Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil – Execução de camadas de pavimentação: procedimentos;
  • ABNT NBR 15116:2004 Agregados Reciclados para uso em argamassa e concreto de cimento Portland: requisitos e métodos de ensaios.

Há anos a sustentabilidade foi incorporada entre os temas dos trabalhos técnico-científicos para as edições do Congresso Brasileiro do Concreto CBC. Duas edições do Congresso tiveram as construções sustentáveis como norte das discussões, o 52º CBC2010 e o 53º CBC2011, além de terem sido promovidas três edições do Seminário de Sustentabilidade na Cadeia Produtiva do Concreto nos CBCs de 2009, 2010 e 2011. As revistas “CONCRETO & Construções” e “RIEM” também publicaram vários artigos técnicos e científicos sobre o tema da sustentabilidade das construções em concreto.

Em outras palavras, o tema da sustentabilidade sempre esteve na agenda das atividades do IBRACON, assim como todos os temas correlatos: reaproveitar e reciclar materiais e componentes, reduzir consumo de matérias primas (hoje conhecido por desmaterializar), declarações ambientais de produtos e análise do ciclo de vida.

Este conjunto de ações tem promovido o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas que buscam contribuir para melhorar o desempenho ambiental do uso do concreto na construção, o que tem rendido a publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, impulsionando a divulgação das melhores práticas sustentáveis no setor construtivo. Elas contribuíram também para fornecer subsídios para que as normas técnicas nacionais sustentem práticas construtivas ecoeficientes.

Como entidade técnica aglutinadora de todos os segmentos da cadeia produtiva do concreto, o IBRACON está em posição privilegiada para promover uma visão de sustentabilidade sistêmica e integradora de todas as etapas do processo construtivo:

  • Concepção: subsidiar o setor com critérios e parâmetros orientativos e balizadores para a correta concepção de estruturas sustentáveis de concreto;
  • Projeto: prover o setor com metodologias para avaliação do consumo de energia, de água e de insumos e para quantificação da emissão de gases de efeito estufa, sobretudo CO2, e de resíduos a partir de escolhas de tipologias de projeto e sistemas Construir um banco de projetos em colaboração com outras Entidades;
  • Materiais: aportar metodologias de produção e dosagem de concretos com foco na Construir um referencial de traço de concreto e as suas principais variáveis;
  • Construção: promover procedimentos construtivos de baixo consumo de energia, baixa emissão de gases estufa, baixa geração de resíduos e alta durabilidade;
  • Durabilidade: investir em metodologias que assegurem vida útil das estruturas de concreto com baixa ou desprezível manutenção;
  • Uso: apoiar e valorizar as Entidades que trabalham a sustentabilidade durante a operação e uso ao longo da vida útil das estruturas de concreto;
  • Reutilização: endossar metodologias e sistemas construtivos que viabilizem reutilização, reciclagem e reaproveitamento e que sejam aderentes a uma visão de economia circular.
  • Normas: colaborar com a ABNT, propondo novas normas e apoiando a atualização de normas relativas ao concreto e suas estruturas tendo em vista a sustentabilidade como elemento direcionador de parâmetros normativos.

O IBRACON entende que a supressão de gargalos na cadeia do concreto com informação de qualidade que chegue aos seus intervenientes é uma das condições necessárias para se alcançar a sustentabilidade no setor.

Contribuir para disseminar ferramentas, metodologias e informações sobre as melhores práticas sustentáveis no setor é o compromisso do IBRACON, que continuará e intensificará a colaboração com empresas e entidades que visam à redução da emissão de carbono.

Entre outras iniciativas, o IBRACON apoia o Global Consensus on Sustainability in the Built Environment GLOBE (RILEM, cib, ECCS, fib(CEB.FIP), IABSE,iaSS), o Concrete Future (GCCA), o SIDAC (CBCS) e o CECarbon (SindusCon-SP).

IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto

Horário:

Seg – Sex: 8:00h – 17:00h

Av. Queiroz Filho, nº1700

salas 407-408 Torre D
Villa Lobos Office Park – 05319-000
Vila Hamburguesa, São Paulo – SP

Newsletter

As últimas notícias sobre o IBRACON, novas tecnologias e processos, enviadas diretamente para sua caixa postal diariamente.

IBRACON © 2024. Todos os direitos reservados