Regulamento do Concurso (Participantes) - O Artigo do Ano

(Edição de 2024 )

1 OBJETIVO

1.1 Este Concurso tem por objetivo avaliar o “melhor artigo”, apresentado no ano vigente do Congresso por meio de critérios pré-estabelecidos e seleção eliminatória entre as macrorregiões nacionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). “O melhor trabalho será aquele indicado como primeiro lugar após apresentação oral presencial à banca de avaliadores.

1.2 Este Regulamento estabelece os requisitos a serem atendidos para participação neste Concurso, bem como informações sobre datas e premiações oferecidas pelo IBRACON.

2 REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Estão aptos para participar do concurso artigos que sejam oriundos de trabalhos concluídos ou em curso desenvolvidos em nível de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado nas modalidades acadêmico ou profissional). Assim, em qualquer etapa do concurso se poderá solicitar aos autores, à indicação do título da pesquisa, nome do orientador e instituição do trabalho que serviu como base deste artigo (Dissertação ou Tese).

2.2 Para concorrer, o artigo este deve ter o seu resumo já aceito pela Comissão Científica do 65ºCBC. O artigo completo submetido deve estar de acordo com o modelo (template) estabelecido para o 65ºCBC, disponível no canal oficial do Congresso. No ato da submissão do artigo deverá ser devidamente selecionando a opção “Concorrer no Concurso O Artigo do Ano” ou algo correlato ao Concurso.

2.3 Na inscrição se indicará, no sistema de submissão de artigos do 65ºCBC, a regional/macrorregional onde o autor principal reside. O cadastro das regionais e respectivas macrorregiões podem ser consultadas no site oficial do IBRACON (https://site.ibracon.org.br/regionais/). O envio dos artigos possui data limite até 03/06/2024.

2.4 Uma vez que o Concurso envolve apresentação oral e presencial durante o 65ºCBC, um dos autores do artigo deverá estar devidamente inscrito no Congresso. Somente os autores podem apresentar o artigo.

2.5 As regionais de uma determinada macrorregião serão representadas por uma Comissão Macrorregional com pelo menos (03) três membros.

2.6 Cada Comissão Macrorregional poderá selecionar até três artigos, não sendo obrigatório a indicação de artigos caso não possuam o perfil desejado. A Comissão Macrorregional terá até 15 dias após a data de aceitação final dos artigos para encaminhar a Comissão Nacional do IBRACON os artigos selecionados. Os seis critérios avaliados nessa seleção serão:
• Contribuição do tema para a área;
• Originalidade do tema ou de abordagem;
• Planejamento metodológico e análise dos resultados;
• Mérito científico;
• Pertinência e atualidade da bibliografia;
• Normatização.

2.7 A Comissão Nacional do IBRACON será formada por três membros, e será responsável por indicar os cinco melhores trabalhos dentre os artigos previamente selecionados pela Comissão Macrorregional, não sendo obrigatório a indicação de artigos caso não possuam o perfil desejado, em conformidade com os mesmos critérios mencionados. Após tal etapa a Comissão Nacional indica os cinco melhores artigos remanescentes (independente da macrorregião) para a Banca de Avaliadores do Congresso até 20 dias antes da data de início do evento.

2.8 A Banca de Avaliadores do Congresso será formada por cinco membros, escolhidos pelo Presidente, dando prioridade a Professores Doutores com notório saber científico.

2.9 Na apresentação para a banca de avaliadores, além dos seis itens já considerados (2.6), serão observados:
• Domínio do tema na apresentação;
• Explanação adequada e capacidade de síntese;
• Pertinência dos dados apresentados;
• Respostas às questões.

2.10 A apresentação oral/explanação será de 15 minutos (máximo) durante sessão científica para perguntas e respostas da banca de Avaliadores no Congresso.

2.11 Cada membro da banca preencherá uma ficha com uma nota de até 10,0 pontos para cada um dos nove itens, e posteriormente será calculada a média dos membros da banca para cada participante.

2.12 O concurso está previsto para realização durante o congresso em data e horário a ser divulgado e a divulgação dos resultados será realizada no Jantar de Encerramento do 65ºCBC.

3 DOS CRITÉRIOS

 

3.1 Analisados pela Comissão Macrorregional e Bancada Nacional:

3.1.1 Contribuição do tema para a área
Estudos que envolvam avanço, descoberta ou desenvolvimento que promova o conhecimento e a compreensão dos princípios, técnicas, métodos ou tecnologias relacionadas à engenharia.

3.1.2 Originalidade do tema ou de abordagem
O artigo científico deverá demonstrar a capacidade do pesquisador de contribuir para o avanço do conhecimento por meio da exploração de novos materiais, conceitos, técnicas ou abordagens metodológicas diferenciadas.

3.1.3 Planejamento metodológico e análise dos resultados
Definição dos objetivos, métodos e procedimentos para a coleta de dados, que viabilizam o exame, interpretação e análise desses dados para identificar os resultados, considerando a qualidade dos dados em termos de sua uniformidade, confiabilidade, integralidade e coerência

3.1.4 Mérito técnico/científico
O mérito técnico/científico de um estudo é determinado pela soma da qualidade na originalidade, importância, rigor metodológico, contribuição para o conhecimento e impacto potencial que ele traz para sua área de estudo.

3.1.5 Pertinência e atualidade da bibliografia
Seleção de fontes de informação (autores) relevantes e adequadas para o tema em questão, desde os clássicos na área até contribuições mais atualizadas nacionais e/ou internacionais.

3.1.6 Normatização
Adequação normativa de estrutura, formato, conteúdo do artigo conforme template do congresso e ABNT.

3.2 Analisados pela Banca do Congresso:

3.2.1 Domínio do tema na apresentação.
O apresentador demonstra compreensão e conhecimento que possui sobre o assunto que está sendo abordado

3.2.2 Explanação adequada e capacidade de síntese
Capacidade de apresentar informações, conceitos ou ideias de forma clara, compreensível, completa incluindo a problematização, coerência entre referencial teórico e o planejamento metodológico. Será avaliada a capacidade de síntese do autor em apresentar todo o conteúdo no tempo pré-determinado de, no máximo 20 minutos

3.2.3 Pertinência dos dados apresentados
Relevância e importância dos dados em relação ao tema ou à questão em discussão, considerando a qualidade dos dados em termos de sua uniformidade, confiabilidade, integralidade e coerência.

3.2.4 Respostas às questões
Será avaliada a capacidade técnica do autor em responder as questões formuladas pela banca, a fim de esclarecer algum ponto apresentado.

3.3 Critério de Desempate
Em caso de empate na pontuação das macrorregiões, será considerado vencedor quem obter a maior pontuação no item “Resposta às Questões” e, persistindo o mesmo, a maior pontuação no item “Conteúdo Técnico”.

4 PRÊMIOS

O artigo que conquistar o primeiro lugar será agraciado com um troféu “Maria Alba Cincotto – Melhor Artigo do Ano”. Os artigos remanescentes receberão menções honrosas. A premiação do Concurso ocorrerá durante o jantar de encerramento do 65ºCBC. Todos os finalistas receberão um certificado do IBRACON (assim como os membros da banca).

 

IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto

Horário:

Seg – Sex: 8:00h – 17:00h

Av. Queiroz Filho, nº1700

salas 407-408 Torre D
Villa Lobos Office Park – 05319-000
Vila Hamburguesa, São Paulo – SP

Newsletter

As últimas notícias sobre o IBRACON, novas tecnologias e processos, enviadas diretamente para sua caixa postal diariamente.

IBRACON © 2024. Todos os direitos reservados