Certificação

 

Comunicado de retomada do Programa de Certificação de Pessoal

 

Com a assinatura do convênio com a Global Personnel Certification Scheme em maio de 2019, o Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON retoma seu Programa de Certificação de Pessoal para a Cadeia Produtiva do Concreto, com uma nova estrutura técnico-administrativa e com capacidade de atender novas categorias de profissionais.

O Programa de Certificação do IBRACON foi iniciado em 2007 para atender à demanda de mercado da construção por profissionais treinados e certificados para desempenhar funções relativas ao controle tecnológico do concreto. Acreditado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) até 2017, o Programa certificou no período 308 profissionais, sendo 130 tecnologistas, 56 laboratoristas, 14 auxiliares e 108 inspetores, em vários estados brasileiros, além de recertificar 157 profissionais.

Em razão da grave crise econômica e dos problemas enfrentados pela Petrobrás, maior demandante dos profissionais certificados do Programa, em maio de 2017 o IBRACON solicitou a suspensão de seu processo de certificação junto ao INMETRO e, por fim, seu cancelamento em dezembro do mesmo ano. Por um lado, a baixa demanda por certificação a partir de 2017 e, por outro, os altos custos das taxas de manutenção e auditoria inviabilizaram economicamente o Programa de Certificação de Pessoal do IBRACON.

Com o convênio com a Global, o IBRACON encontrou o equilíbrio financeiro necessário para retomar seu Programa de Cerificação de Pessoal para a Cadeia Produtiva do Concreto. Nesta nova fase, o Global, entidade de terceira parte, que integra a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, será responsável pela gestão administrativa do processo de certificação, segundo a ISO 17024 Conformity assessment - General for bodies operating of persons, apoiando o IBRACON no desenvolvimento, implantação e operação do seu Programa de Certificação de Pessoal, responsável pelas questões do exame teórico específico, pelo credenciamento dos laboratórios para a realização dos exames práticos e pela emissão dos certificados aos profissionais, entre outras atividades técnicas.

Na primeira etapa dessa nova fase, o Programa de Certificação de Pessoal está com inscrições abertas para a certificação de inspetores I de estruturas de concreto. As informações sobre solicitação da certificação, etapas do processo de certificação, conteúdos requeridos nos exames teóricos (geral e específico) e prático, bem como os valores das taxas e o cronograma de atividades do Programa de Certificação de Pessoal, podem ser encontradas no site https://pt.globalpersoncert.com/ e, especificamente, no campo PC09 - CONCRETE PRODUCTION CHAIN (IBRACON).