Notícias das Regionais 2021

DISTRITO FEDERAL

Adesão do IBRACON ao NUTOP

O Núcleo Técnico de Observação e Conservação do Patrimônio Histórico do Distrito Federal (NUTOP) foi criado em 1º de dezembro de 2021 por ocasião da webinar preparatória para a I Jornada Internacional Brasil-França, ocorrida no auditório do Sinduscon-DF. O objetivo do núcleo recém-criado é propor ações de restauração e conservação do patrimônio do Distrito Federal, bem como definir diretrizes para solução de problemas nesta área.

O IBRACON, que defende a bandeira da preservação do patrimônio construído desde sua fundação e mobiliza-se com outras entidades técnicas pela instauração de um programa nacional de inspeção e manutenção regular de estruturas de concreto, esteve presente na cerimônia de criação do NUTOP, por meio de seu representante regional, o Eng. Francisco Carlos Mendes Lima. Na ocasião, foi assinado o termo de adesão da entidade ao NUTOP.

O colegiado do NUTOP, coordenado pelo Sinduscon-DF e Icomos-DF, e integrado pelo IBRACON, terá a responsabilidade de comunicar e alertar o governo e a sociedade sobre as condições e o estado do patrimônio construído do Distrito Federal, além de apoiar ações de restauração e conservação de edificações deste sítio do patrimônio mundial, e promover eventos sobre o tema.

Cumprindo com suas responsabilidades, o IBRACON organizará, em 2022, na capital federal, o 63º Congresso Brasileiro do Concreto, que, entre outros temas, discutirá técnicas modernas de inspeção, reparo, reforço, recuperação e reabilitação de estruturas de concreto, contribuindo, assim, para disseminar a importância do assunto.

REGIONAL SUL

Encontro presencial na Regional do Rio Grande do Sul

No dia 10 de maio ocorreu o encontro presencial na Universidade do Vale do Taquari (Univates), promovido pela Regional do Rio Grande do Sul, do qual participaram mais de 200 pessoas, entre alunos de graduação e profissionais do mercado da construção.
O evento, que faz parte da série IBRACON na Estrada Gaúcha Network, contou com palestras do Prof. Roberto Christ (Unisinos), que tratou do uso de barras de fibras de vidro em estruturas de concreto, e do Eng. Flávio Roberto Bartz (Conpasul), que apresentou a Fonomix – a tecnologia de argamassa autonivelante para contrapisos. A abertura coube ao diretor regional Hinoel Ehrenbring.
O evento foi patrocinado pelas empresas Conpasul, MC Bauchemie e Composite Group. Ele contou com o apoio da Univates e itt Performance/UNISINOS.

Regional do Paraná participa do Seminário Nacional de Obras Civis

O II Seminário Nacional de Obras Civis realizado on-line de 1 a 3 de fevereiro reuniu mais de 3500 inscritos, com uma média de aproximadamente 1500 espectadores por palestra. A mediação dos debates coube ao diretor de relações institucionais do IBRACON, Prof. César Daher.
Entre os palestrantes, o ex-presidente do IBRACON, Prof. José Marques Filho, o diretor regional do IBRACON na Bahia, Prof. Daniel Véras Ribeiro, e o assessor da diretoria técnica, Emilio Takagi.

Seminário abre as comemorações do Jubileu de Ouro do IBRACON

Em 2022, o Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON completa 50 anos. As comemorações deste marco já começaram com uma série de iniciativas e atividade. No último dia 25 de agosto, foi realizado o Seminário Pré-Jubileu de Ouro, evento organizado conjuntamente pelas três Regionais do IBRACON na Região Sul do Brasil.

Com 460 inscritos, o Seminário abordou os desafios de desempenho e durabilidade do concreto, contando com a presença dos diretores regionais Hinoel Ehrenbring (RS), Joelcio Luiz Stocco (SC) e Luis César De Luca (PR), além do presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene, e diretor de relações instituições Prof. César Henrique Daher.

Na abertura do evento foi feita uma homenagem ao primeiro sócio do IBRACON na Região Sul, o Prof. Geraldo Cechella Isaia. Na ocasião o presidente do IBRACON fez questão de ressaltar o propósito de ser sócio do IBRACON: “Fazer parte de uma comunidade de relacionamento, que participa ativamente da dinâmica do processo de geração e difusão do conhecimento do concreto, através dos comitês de pesquisa e desenvolvimento, comitês técnicos, publicações, cursos, debates técnicos, concursos, congressos e outros eventos”.

Uma visão holística na dosagem do concreto visando desempenho e durabilidade foi exposta pelo Prof. José Marques Filho (ex-presidente do IBRACON). Os aspectos relevantes para a ecoeficiência na dosagem do concreto foram comentados pela Profa. Heloisa Fuganti Campos (UFPR). A durabilidade e vida útil do concreto e a necessidade de um programa de manutenção das estruturas foram o tema da palestra do Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS). E o concreto de ultra-alto desempenho foi abordado pelo Prof. Roberto Christ (Unisinos).

Estudos de casos foram apresentados pelos professores Stocco e Luiz Roberto Prudêncio (UFSC).

O Seminário, com pico de audiência de 430 participantes e patrocínio da Votorantim Cimentos, foi encerrado com uma mesa-redonda com os palestrantes, com mediação da Profa. Edna Possan (Unila).

RIO GRANDE DO SUL

IBRACON na Estrada Gaúcha On-line

A Regional do IBRACON continua a organizar o IBRACON na Estrada Gaúcha, agora na modalidade on-line. Em abril foi organizado, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, o evento “Construção de Edifícios Altos em Concreto Armado”.

Em junho, em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), foi realizado o evento “Concretos especiais: concreto de ultra-alto desempenho e concreto autocicatrizantes e autorregenerantes.

Estão programados os eventos “Estruturas de concreto pré-fabricadas” e “Segurança contra incêndio de estruturas de concreto armado”, em parceria com instituições de ensino de Passo Fundo e Santa Maria, respectivamente.

SÃO PAULO

Seminários Pré-Jubileu de Ouro do IBRACON

Em 2022, o Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON completará 50 anos. As comemorações do cinquentenário iniciaram-se por todo território nacional.

Desta vez, os Seminários Pré-Jubileu de Ouro aconteceram no Sudeste e no Rio Grande do Norte
no dia 28 de setembro, a diretora regional de São Paulo, Enga. Ana Paula Fugil, reuniu professores, pesquisadores e profissionais para discutir a utilização de materiais não convencionais em obras de concreto. O evento on-line discutiu os temas, tais como: utilização de materiais alternativos em tubos de concreto; reforço de elementos estruturais de concreto com polímero reforçado com fibras aplicado externamente; concreto de ultra alto desempenho reforçado com fibras; entre outros.

Já, nos dias 27 e 28 de outubro, o diretor regional do Rio Grande do Norte, Prof. Manoel Negreiros, coordenou palestras em torno do tema “Inovações tecnológicas e soluções para a durabilidade”.

O presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene, esteve presente nos Seminários, na abertura dos eventos e como palestrante.

Webinares IBRACON na Regional de São Paulo

No primeiro semestre foram realizados dois webinares na Regional de São Paulo. O primeiro aconteceu em 17 de março e expôs as rotinas de manutenção estruturais e funcionais, e de avaliação da durabilidade, da Ponte Rio-Niterói. O palestrante foi o Eng. Carlos Henrique Siqueira.

O segundo ocorreu em 14 de abril e recuperou as questões técnicas importantes da execução e as inovações tecnológicas usadas na construção de barragens de concreto – como a barragem da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

A Regional vai realizar no segundo semestre um webinário sobre sustentabilidade do concreto, em parceria com o Instituto Federal de Rio Verde, Universidade Federal de Tocantins e Unesp de Ilha Solteira.

Fique atento ao canal do IBRACON no YouTube.

Notícias das Regionais 2020

DISTRITO FEDERAL

Reunião na Regional DF

O Sinduscon-DF e a Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (DIMAT) realizaram sua primeira reunião no último dia 06 de março, em Brasília. Na ocasião foi realizada a palestra “Recuperação do viaduto das tesourinhas do Plano Piloto: um transtorno necessário – o estado da arte da recuperação”, com os palestrantes Pedro Henrique de La Rocque Ferreira (Construtora LDN) e Renato Cortopassi (Kalil Engenharia), este diretor técnico do IBRACON na região.

O evento contou com apoio da Ademi e da ABCP.

MATO GROSSO DO SUL

Construir é Cuidar da Engenharia

No último dia 06 de março foi realizado o evento Construir é Cuidar da Engenharia no Sinduscon-MS, em Campo Grande, com realização da MC e Alvo Engenharia. A diretora regional do IBRACON na região, Profa. Sandra Regina Bertocini mediou as discussões, com João Felipe Martins Abdala. O evento teve apoio do IBRACON e da Alconpat.

PARANÁ

5º Seminário Paranaense de Obras Civis

Luiz Olavo, engenheiro da Ensolo, palestra sobre reforço de fundações com estaca raiz de concreto

O IDD e o Instituto de Engenharia do Paraná realizaram no último dia 04 de fevereiro, no Centro de Eventos do IEP, o 5º Seminário Paranaense de Obras Civis.

O evento buscou disseminar conhecimentos de pavimentação urbana e rodoviária, de estruturas pré-fabricadas e de fundações e contenções.
Com participação de 250 profissionais, o evento contou com o patrocínio do CredCrea e da Sika.

1st BIM, Lean and Sustainability Conference

Público presente no evento 1st BLSC

Já, no dia 03 de março, o IDD e o IEP realizaram o evento “1st BIM, Lean and Sustainability Conference, no IEP, para disseminar conhecimentos atualizados sobre esses conceitos. O evento teve 350 profissionais e recebeu o patrocínio da Rogga Engenharia.

RIO DE JANEIRO

Curso sobre corrosão e proteção catódica

O curso básico de corrosão e proteção catódica de armaduras de aço em obras de concreto foi realizado no último dia 06 de março, no Rio de Janeiro.

Realizado pela Associação Brasileira de Corrosão (Abraco), o curso foi ministrado pelo Eng. Luiz Paulo Gomes, diretor da IEC (Instalações e Engenharia de Corrosão), e contou com apoio do IBRACON.

IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto

Horário:

Seg – Sex: 8:00h – 17:00h

Newsletter

As últimas notícias sobre o IBRACON, novas tecnologias e processos, enviadas diretamente para sua caixa postal diariamente.

IBRACON © 2022. Todos os direitos reservados