Notícias das Regionais 2023

ON-LINE

Seminário Nacional sobre Corrosão

O IBRACON, a ABRACO e a Alconpat realizaram, de 27 a 28 de novembro, o evento on-line e gratuito “Seminário Nacional sobre Corrosão e Proteção Catódica de Armaduras de Estruturas de Concreto”.Palestraram no Seminário o coordenador do CT 702 IBRACON/Alconpat, Prof. Daniel Véras Ribeiro, e o vice-presidente do IBRACON, Prof. Enio Pazini Figueiredo.

REGIÃO NORDESTE

Alagoas

Masterclass na Regional de AL

A Regional do IBRACON em Alagoas realizou, no último dia 14 de novembro, das 19h às 20h30, a Masterclass online e gratuita “Concretagem sem perda de lucratividade”, com participação do diretor regional Edward Uchôa, do CEO da Stant, Ralph Vasco, e do supervisor de engenharia da Colil Construções, Johnson Pinto.

REGIÃO NORTE

Rio Grande do Norte

Workshop na Regional RN

No dia 29 de novembro, a Regional do Rio Grande do Norte realizou o VI Workshop sobre Fundações de Parques Eólicos – on shore e off shore, no auditório do CREA-RN, com os especialistas Mário César Pereira (Enel) e Cipriano José de Medeiros Júnior (Companhia Potiguar de Engenharia e Consultoria). O evento foi transmitido pela internet.

V Workshop IBRACON-RN

A Regional do Rio Grande do Norte realizou seu quinto workshop em 28 de abril, no auditório da Universidade Potiguar.

Palestraram o diretor regional, Eng. José Martins de Souza Júnior, e o professor da Universidade Federal do Ceará, Eduardo Cabral. Os temas abordados pelos palestrantes foi a produção e controle do concreto massa.

Pará

Encontro Regional no Pará

A Regional do Pará realizou seu 28º Encontro Regional, de 15 a 16 de junho, no campus Belém da Universidade Federal do Pará.

O evento discutiu o uso de concreto sustentáveis e sua influência no clima da Amazônia.

REGIÃO SUDESTE

São Paulo

Inovações em materiais alternativos

A 7ª edição do MAC Sustentável, parceria entre a Regional do IBRACON em São Paulo, Unorte, Unesp Ilha Solteira, UniRV e Universidad del Sinú, na Colômbia, aconteceu no último dia 26 de outubro, das 19h às 22h, no YouTube. O evento trouxe as pesquisas científicas sobre os materiais alternativos da construção com vistas à sustentabilidade.

 

Espírito Santo

Evento comemorativo na UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo realizou evento comemorativo conjunto com a Regional do IBRACON no dia 11 de maio, no auditório do CREA-ES.

Para celebrar os 70 anos do curso de engenharia da UFES e os 50 anos do IBRACON, palestraram o professor da universidade, Fernando Lôrdello, membro fundador do IBRACON, e o presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene. O Prof. Fernando Lôrdello abordou os desafios na construção de grandes obras no estado. Já, o Prof. Paulo Helene tratou da segurança no projeto e controle tecnológico do desempenho das estruturas de concreto.

REGIÃO SUL

Florianópolis

Visita técnica ao Contorno Viário de Florianópolis

A Regional de Santa Catarina organizou pela segunda vez a visita técnica ao Contorno Viário de Florianópolis.

A visitação, ocorrida no dia 02 de junho, foi precedida por uma palestra de apresentação do projeto de Contorno Viário por engenheiro da Arteris e por uma palestra sobre os requisitos técnicos do concreto para aplicação em túneis por engenheiro da Construtora Aterpa.

A visita foi patrocinada pelo CREA-SC e MC-Bauchemie.

Rio Grande do Sul

IBRACON na Estrada Gaúcha

A Regional do IBRACON no Rio Grande do Sul realizou dois seminários de atualização tecnológica “Conectando a universidade ao mercado”, dentro da programação do IBRACON na Serra Gaúcha.

No dia 12 de abril, na Univates, em Lajeado, o diretor regional, Eng. Hinoel Ehrenbring, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Concretagem (Sisecon-RS), Pedro Richter Grassi, e o consultor em tecnologia do concreto, Eng. Roberto Dakuzaku, palestraram para estudantes e profissionais.

Já, no dia 10 de maio, na Unisinos de São Leopoldo, o diretor técnico regional, Eng. Jonathan Kebhard, o Eng. Pedro Richter Grassi, a engenheira da Bennter Argamassas, Cíntia Slaiffer, o engenheiro da MC Bauchemie, Holger Schmidt, e o professor da Unicap, Angelo Just, levaram suas experiências profissionais para os alunos.

IBRACON na Estrada Gaúcha

A Regional do IBRACON no Rio Grande do Sul realizou em 23 de agosto, na UCS de Bento Gonçalves, mais um evento da série IBRACON na Estrada Gaúcha – Conectando a Universidade ao Mercado.

O evento discutiu cuidados na execução de estruturas de concreto expostas a baixas temperaturas, método da maturidade do concreto, estruturas de concreto protendido e as diferentes aplicações do cimento.

Participaram palestrantes da Concresul (Eng. Airton Fontanive), da Curra Engenharia (Eng. Roberto Curra), da ArcelorMittal (Enga.Mery Correa) e da Votorantim Cimentos (Eng. Maurício Bianchini), além do diretor regional Jefferson Bruschi.

Santa Catarina

Palestra técnica na Regional de Santa Catarina

Em 04 de julho, foi realizada, por iniciativa do CREA-SC e apoio do IBRACON, palestra técnica com o Prof. Paulo Helene, abordando o tema “Lições aprendidas com o colapso do Edifício em Miami”.

O evento, realizado no Centro de Inovação ACATE, em Florianópolis, contou com a participação de mais de 100 profissionais inscritos, além de transmissão ao vivo pelo YouTube no canal do CREA-SC, com mais de 200 acessos simultâneos.

Abrindo o evento, o Diretor Regional do IBRACON em Santa Catarina, Prof. Stocco, convidou os presentes a participarem do 64° Congresso Brasileiro do Concreto, em outubro em Florianópolis. Na sequência, o Prof. Paulo Helene apresentou informações e análises de dados a respeito do colapso do Edifício em Miami, instigando os participantes a refletirem sobre decisões técnicas. Por fim, o Eng. Carlos Kita, presidente do CREA-SC encerrou o evento agradecendo a parceria entre as instituições, e anunciando a participação do CREA como expositor no 64ºCBC. Além disso, ainda foram sorteados 4 exemplares da Revista Concreto entre os participantes inscritos.

REGIONAL CENTRO-OESTE

Mato Grosso do Sul

Diretores do IBRACON e outros convidados do Seminário de Durabilidade

No último 07 de novembro, a Regional do IBRACON em Mato Grosso do Sul realizou em conjunto com a UFMS e a Concreluz o Seminário “Durabilidade em Estruturas de Concreto com foco em Reações Expansivas”, no Hotel Deville, em Campo Grande. Participaram do evento como palestrantes o diretor secretário do IBRACON, Prof. Cláudio Sbrighi Neto, a diretora regional, Prof. Sandra Bertocini, e o consultor Sidiclei Formagini.
Já, no dia 1º de dezembro, a Regional realizou, juntamente com UFMS e a Alconpat Brasil, a palestra “Concreto autoadensável e paredes de concreto, ministrada pelo diretor técnico do IBRACON, Eng. Carlos Britez.


Notícias das Regionais 2022

MATO GROSSO DO SUL

VII Encontro sobre Tecnologia do Concreto

No último dia 23 de março, aconteceu o VII Encontro sobre Tecnologia do Concreto no espaço multiuso da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Realização conjunta do IBRACON e da UFMS, o evento vai discutir a estanqueidade e seus desafios. Os palestrantes são: Andrés Cheung, que vai abordar o controle de fissuração em reservatório; Sandra Bertocini, que vai trazer as boas práticas do uso do concreto no saneamento; e Emílio Takagi, que vai tratar do concreto com cristalizante.

Mais informações: http://encurtador.com.br/hkBFY

PARANÁ

3º Seminário Nacional de Obras Civis na Regional do Paraná

No último dia 14 de fevereiro, ocorreu a abertura do 3º Seminário Nacional de Obras Civis, com as presenças do Diretor da Regional Paraná, Prof. Luís Cesar De Luca, o Diretor de Relações Institucionais, Prof. Cesar Daher, do Presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene e do ex-presidente, Prof. José Marques Filho. 

A noite foi de muito conhecimento e troca de informações sobre as lições aprendidas com os tristes acidentes nas construções. 

O evento gratuito e social, foi transmitido ao vivo e contou com a participação de mais de 1.900 engenheiros civis e arquitetos que, além de terem acesso a um conteúdo exclusivo, participaram do sorteio de livros do IBRACON e da assinatura da Revista CONCRETO & Construções.

Regional do Paraná participa de Seminário de Engenharia

Nos dias 17 e 18 de agosto, o diretor regional do IBRACON no Paraná, Eng. Luís César De Luca, o diretor de relações instituições, Eng. César Daher, o ex-presidente do IBRACON, José Marques Filho, e o assessor da diretoria técnica, Emilio Takagi, proferiram palestras no Seminário de Engenharia: Norma de Desempenho, Patologia e Reabilitação de Estruturas de Concreto, realizado de forma híbrida, no auditório do CREA-MG que contou com quase 1000 participantes.

No evento, a influencer Priscila Wellttem divulgou o Congresso Brasileiro do Concreto – Jubileu de Ouro.

RIO GRANDE DO SUL

IBRACON na Estrada Gaúcha

A Regional do IBRACON no Rio Grande do Sul realizou dois seminários de atualização tecnológica “Conectando a universidade ao mercado”, dentro da programação do IBRACON na Serra Gaúcha.

No dia 12 de abril, na Univates, em Lajeado, o diretor regional, Eng. Hinoel Ehrenbring, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Concretagem (Sisecon-RS), Pedro Richter Grassi, e o consultor em tecnologia do concreto, Eng. Roberto Dakuzaku, palestraram para estudantes e profissionais.

Já, no dia 10 de maio, na Unisinos de São Leopoldo, o diretor técnico regional, Eng. Jonathan Kebhard, o Eng. Pedro Richter Grassi, a engenheira da Bennter Argamassas, Cíntia Slaiffer, o engenheiro da MC Bauchemie, Holger Schmidt, e o professor da Unicap, Angelo Just, levaram suas experiências profissionais para os alunos.

SANTA CATARINA

Visita Técnica

No dia 27 de agosto, a Regional de Santa Catarina organizou uma visita técnica às obras do contorno viário de Florianópolis, com o patrocínio do CREA-SC e da MC Bauchemie.

Com participação de 30 pessoas, devido à segurança, os inscritos foram recebidos no auditório da Unisul, onde o diretor regional do IBRACON em Santa Catarina, Prof. Joélcio Stocco, apresentou as atividades do IBRACON e convidou os presentes a participarem do Congresso Brasileiro do Concreto – Jubileu de Ouro, que vai acontecer de 11 a 14 de outubro em Brasília.

Na sequência, a presidente do CREA-SC, Enga. Ângela Paviani alertou sobre a importância do acompanhamento da obra. Em seguida, a engenheira da Arteris, Daniela Bussman, fez a apresentação da obra e como ela trará benefícios para a sociedade. Por fim, o engenheiro da Anterpa, Marco Januzzi, fez uma palestra sobre o concreto projetado aplicado nos quatro túneis duplos do empreendimento.

Dali, os participantes seguiram para o túnel 2 Norte, onde puderam acompanhar a execução do concreto projetado com equipamentos de última geração.

Já, no dia 17 de agosto, o diretor regional, Prof. Joélcio Stocco, proferiu uma palestra técnica sobre a importância da interface de transição da obra para a manutenção e a responsabilidade das construtoras e condomínios, no auditório da Sinergia, para 85 pessoas.

Notícias das Regionais 2021

DISTRITO FEDERAL

Adesão do IBRACON ao NUTOP

O Núcleo Técnico de Observação e Conservação do Patrimônio Histórico do Distrito Federal (NUTOP) foi criado em 1º de dezembro de 2021 por ocasião da webinar preparatória para a I Jornada Internacional Brasil-França, ocorrida no auditório do Sinduscon-DF. O objetivo do núcleo recém-criado é propor ações de restauração e conservação do patrimônio do Distrito Federal, bem como definir diretrizes para solução de problemas nesta área.

O IBRACON, que defende a bandeira da preservação do patrimônio construído desde sua fundação e mobiliza-se com outras entidades técnicas pela instauração de um programa nacional de inspeção e manutenção regular de estruturas de concreto, esteve presente na cerimônia de criação do NUTOP, por meio de seu representante regional, o Eng. Francisco Carlos Mendes Lima. Na ocasião, foi assinado o termo de adesão da entidade ao NUTOP.

O colegiado do NUTOP, coordenado pelo Sinduscon-DF e Icomos-DF, e integrado pelo IBRACON, terá a responsabilidade de comunicar e alertar o governo e a sociedade sobre as condições e o estado do patrimônio construído do Distrito Federal, além de apoiar ações de restauração e conservação de edificações deste sítio do patrimônio mundial, e promover eventos sobre o tema.

Cumprindo com suas responsabilidades, o IBRACON organizará, em 2022, na capital federal, o 63º Congresso Brasileiro do Concreto, que, entre outros temas, discutirá técnicas modernas de inspeção, reparo, reforço, recuperação e reabilitação de estruturas de concreto, contribuindo, assim, para disseminar a importância do assunto.

REGIONAL SUL

Encontro presencial na Regional do Rio Grande do Sul

No dia 10 de maio ocorreu o encontro presencial na Universidade do Vale do Taquari (Univates), promovido pela Regional do Rio Grande do Sul, do qual participaram mais de 200 pessoas, entre alunos de graduação e profissionais do mercado da construção.
O evento, que faz parte da série IBRACON na Estrada Gaúcha Network, contou com palestras do Prof. Roberto Christ (Unisinos), que tratou do uso de barras de fibras de vidro em estruturas de concreto, e do Eng. Flávio Roberto Bartz (Conpasul), que apresentou a Fonomix – a tecnologia de argamassa autonivelante para contrapisos. A abertura coube ao diretor regional Hinoel Ehrenbring.
O evento foi patrocinado pelas empresas Conpasul, MC Bauchemie e Composite Group. Ele contou com o apoio da Univates e itt Performance/UNISINOS.

Regional do Paraná participa do Seminário Nacional de Obras Civis

O II Seminário Nacional de Obras Civis realizado on-line de 1 a 3 de fevereiro reuniu mais de 3500 inscritos, com uma média de aproximadamente 1500 espectadores por palestra. A mediação dos debates coube ao diretor de relações institucionais do IBRACON, Prof. César Daher.
Entre os palestrantes, o ex-presidente do IBRACON, Prof. José Marques Filho, o diretor regional do IBRACON na Bahia, Prof. Daniel Véras Ribeiro, e o assessor da diretoria técnica, Emilio Takagi.

Seminário abre as comemorações do Jubileu de Ouro do IBRACON

Em 2022, o Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON completa 50 anos. As comemorações deste marco já começaram com uma série de iniciativas e atividade. No último dia 25 de agosto, foi realizado o Seminário Pré-Jubileu de Ouro, evento organizado conjuntamente pelas três Regionais do IBRACON na Região Sul do Brasil.

Com 460 inscritos, o Seminário abordou os desafios de desempenho e durabilidade do concreto, contando com a presença dos diretores regionais Hinoel Ehrenbring (RS), Joelcio Luiz Stocco (SC) e Luis César De Luca (PR), além do presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene, e diretor de relações instituições Prof. César Henrique Daher.

Na abertura do evento foi feita uma homenagem ao primeiro sócio do IBRACON na Região Sul, o Prof. Geraldo Cechella Isaia. Na ocasião o presidente do IBRACON fez questão de ressaltar o propósito de ser sócio do IBRACON: “Fazer parte de uma comunidade de relacionamento, que participa ativamente da dinâmica do processo de geração e difusão do conhecimento do concreto, através dos comitês de pesquisa e desenvolvimento, comitês técnicos, publicações, cursos, debates técnicos, concursos, congressos e outros eventos”.

Uma visão holística na dosagem do concreto visando desempenho e durabilidade foi exposta pelo Prof. José Marques Filho (ex-presidente do IBRACON). Os aspectos relevantes para a ecoeficiência na dosagem do concreto foram comentados pela Profa. Heloisa Fuganti Campos (UFPR). A durabilidade e vida útil do concreto e a necessidade de um programa de manutenção das estruturas foram o tema da palestra do Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS). E o concreto de ultra-alto desempenho foi abordado pelo Prof. Roberto Christ (Unisinos).

Estudos de casos foram apresentados pelos professores Stocco e Luiz Roberto Prudêncio (UFSC).

O Seminário, com pico de audiência de 430 participantes e patrocínio da Votorantim Cimentos, foi encerrado com uma mesa-redonda com os palestrantes, com mediação da Profa. Edna Possan (Unila).

RIO GRANDE DO SUL

IBRACON na Estrada Gaúcha On-line

A Regional do IBRACON continua a organizar o IBRACON na Estrada Gaúcha, agora na modalidade on-line. Em abril foi organizado, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, o evento “Construção de Edifícios Altos em Concreto Armado”.

Em junho, em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), foi realizado o evento “Concretos especiais: concreto de ultra-alto desempenho e concreto autocicatrizantes e autorregenerantes.

Estão programados os eventos “Estruturas de concreto pré-fabricadas” e “Segurança contra incêndio de estruturas de concreto armado”, em parceria com instituições de ensino de Passo Fundo e Santa Maria, respectivamente.

SÃO PAULO

Seminários Pré-Jubileu de Ouro do IBRACON

Em 2022, o Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON completará 50 anos. As comemorações do cinquentenário iniciaram-se por todo território nacional.

Desta vez, os Seminários Pré-Jubileu de Ouro aconteceram no Sudeste e no Rio Grande do Norte
no dia 28 de setembro, a diretora regional de São Paulo, Enga. Ana Paula Fugil, reuniu professores, pesquisadores e profissionais para discutir a utilização de materiais não convencionais em obras de concreto. O evento on-line discutiu os temas, tais como: utilização de materiais alternativos em tubos de concreto; reforço de elementos estruturais de concreto com polímero reforçado com fibras aplicado externamente; concreto de ultra alto desempenho reforçado com fibras; entre outros.

Já, nos dias 27 e 28 de outubro, o diretor regional do Rio Grande do Norte, Prof. Manoel Negreiros, coordenou palestras em torno do tema “Inovações tecnológicas e soluções para a durabilidade”.

O presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene, esteve presente nos Seminários, na abertura dos eventos e como palestrante.

Webinares IBRACON na Regional de São Paulo

No primeiro semestre foram realizados dois webinares na Regional de São Paulo. O primeiro aconteceu em 17 de março e expôs as rotinas de manutenção estruturais e funcionais, e de avaliação da durabilidade, da Ponte Rio-Niterói. O palestrante foi o Eng. Carlos Henrique Siqueira.

O segundo ocorreu em 14 de abril e recuperou as questões técnicas importantes da execução e as inovações tecnológicas usadas na construção de barragens de concreto – como a barragem da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

A Regional vai realizar no segundo semestre um webinário sobre sustentabilidade do concreto, em parceria com o Instituto Federal de Rio Verde, Universidade Federal de Tocantins e Unesp de Ilha Solteira.

Fique atento ao canal do IBRACON no YouTube.

Notícias das Regionais 2020

DISTRITO FEDERAL

Reunião na Regional DF

O Sinduscon-DF e a Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (DIMAT) realizaram sua primeira reunião no último dia 06 de março, em Brasília. Na ocasião foi realizada a palestra “Recuperação do viaduto das tesourinhas do Plano Piloto: um transtorno necessário – o estado da arte da recuperação”, com os palestrantes Pedro Henrique de La Rocque Ferreira (Construtora LDN) e Renato Cortopassi (Kalil Engenharia), este diretor técnico do IBRACON na região.

O evento contou com apoio da Ademi e da ABCP.

MATO GROSSO DO SUL

Construir é Cuidar da Engenharia

No último dia 06 de março foi realizado o evento Construir é Cuidar da Engenharia no Sinduscon-MS, em Campo Grande, com realização da MC e Alvo Engenharia. A diretora regional do IBRACON na região, Profa. Sandra Regina Bertocini mediou as discussões, com João Felipe Martins Abdala. O evento teve apoio do IBRACON e da Alconpat.

PARANÁ

5º Seminário Paranaense de Obras Civis

Luiz Olavo, engenheiro da Ensolo, palestra sobre reforço de fundações com estaca raiz de concreto

O IDD e o Instituto de Engenharia do Paraná realizaram no último dia 04 de fevereiro, no Centro de Eventos do IEP, o 5º Seminário Paranaense de Obras Civis.

O evento buscou disseminar conhecimentos de pavimentação urbana e rodoviária, de estruturas pré-fabricadas e de fundações e contenções.
Com participação de 250 profissionais, o evento contou com o patrocínio do CredCrea e da Sika.

1st BIM, Lean and Sustainability Conference

Público presente no evento 1st BLSC

Já, no dia 03 de março, o IDD e o IEP realizaram o evento “1st BIM, Lean and Sustainability Conference, no IEP, para disseminar conhecimentos atualizados sobre esses conceitos. O evento teve 350 profissionais e recebeu o patrocínio da Rogga Engenharia.

RIO DE JANEIRO

Curso sobre corrosão e proteção catódica

O curso básico de corrosão e proteção catódica de armaduras de aço em obras de concreto foi realizado no último dia 06 de março, no Rio de Janeiro.

Realizado pela Associação Brasileira de Corrosão (Abraco), o curso foi ministrado pelo Eng. Luiz Paulo Gomes, diretor da IEC (Instalações e Engenharia de Corrosão), e contou com apoio do IBRACON.

IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto

Horário:

Seg – Sex: 8:00h – 17:00h

Av. Queiroz Filho, nº1700

salas 407-408 Torre D
Villa Lobos Office Park – 05319-000
Vila Hamburguesa, São Paulo – SP

Newsletter

As últimas notícias sobre o IBRACON, novas tecnologias e processos, enviadas diretamente para sua caixa postal diariamente.

IBRACON © 2024. Todos os direitos reservados