CT 201 – Comitê IBRACON de Reações Expansivas no Concreto

MISSÃO

O CT 201 em sua nova denominação, desde 2021, de “Comitê IBRACON -Reações expansivas no concreto”, está subdividido em dois subcomitês: Reação álcali-agregado (Coordenador Claudio Sbrighi Neto) e Formação de Etringita Tardia (DEF) (Coordenador Arnaldo Forti Battagin). Sua missão é estudar fenômenos patológicos expansivos, principalmente no diz respeito a sua prevenção, para evitar prejuízos técnico e financeiro à construção civil e divulgação ao meio técnico desses estudos.

OBJETIVOS

  1. Elaborar Práticas Recomendadas para serem publicadas pelo IBRACON, dentro de seu escopo.
  2. Preparar textos-base de normas técnicas sobre o assunto a serem encaminhados para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
  3. Promover a integração do setor de tecnologia de concreto/materiais de construção com o meio técnico e com o mercado da construção civil.
  4.  

ATIVIDADES

Atividades já desenvolvidas e concluídas:
– Elaboração de documento dirigido ao ABNT CB18 para embasar revisão da NBR 15577- Partes 1 a 6
– Elaboração de texto – base dirigido ao ABNT CB18 de novo método de ensaio de prisma de concreto a 60oC.
– Elaboração de prática recomendada do Ibracon dirigida ao mercado, em linguagem simples, sobre o uso da NBR 15577, com o título: Guia de Prevenção da Reação Álcali- Agregado- Prática Recomendada


Atividades continuadas:
– Reuniões presenciais e virtuais, sempre que possível com periodicidade bimestral alternadas para os dois subcomitês;
– Participar da reunião Anual dos Comitês no Congresso Brasileiro do Concreto (Comitê de Atividades);
–  Organizar em parceria com entidades co-irmãs seminários sobre o tema, presenciais ou virtuais, abertos ou não ao público.


Atividades a serem desenvolvidas em 2022:
1- Sub-comitê Reação álcali-agregado: Elaboração da Prática Recomendada denominada “ Diagnóstico da ocorrência da reação álcali-agregado em obras de concreto”. Neste documento serão estabelecidas as diretrizes para amostragem e diagnóstico de campo em estruturas de concreto e confirmação de diagnóstico em condições de laboratório, abrangendo recomendações de ensaios, sua interpretação e avaliação efetiva da ocorrência da RAA em determinada obra.
2- Sub-comitê Formação de etringita tardia: Elaboração da Prática Recomendada denominada Guia de Prevenção do Ataque Interno por Sulfatos: formação de etringita tardia, seguindo o mesmo padrão da publicação referente à Prática Recomendada de Reação álcali-agregado. Tem a pretensão de servir como fonte de informações para futura Norma Técnica brasileira sobre o tema.

COMPOSIÇÃO

Sub- Comitê RAA

Claudio Sbrighi – Coordenador
Flavio André da Cunha Munhoz – Secretário

Sub-Comitê Etringita Tardia

Arnaldo Forti Battagin – Coordenador
Ana Lívia Silveira – Secretária

Membros comuns para ambos os subcomitês

Alberto Cavalcanti
Allan Silveira Martins
Ana Livia Silveira
André Fonseca
Claudio Kerr do Amaral
Eduardo Funahashi
Felipe Moscardi
Flavio Moreira Salles
Flavio Munhoz
Haroldo de Mayo Bernardes
Iuri Bueno
José Marques
Leandro Sanchez
Luciana dos Anjos Farias
Nicole Hasparyk
Osni de Melo
Paulo Fernando Araujo da Silva
Renato Iwamoto Ferreira
Rubens Curti
Sandra Camargo
Selmo Kuperman
Tiago Couto
Tibério Andrade

DATA DA PRÓXIMA REUNIÃO

Reuniões mensais, via internet, a partir do mês de agosto de 2022, sendo alternadas – nos meses pares do sub-comitê “Reação álcali-agregado” e nos meses impares do sub-comitê “Formação de etringita tardia”. Em ambos os coordenadores contarão com o apoio dos novos secretários que junto com os demais membros desenvolverão os temas procurando dar a eles a objetividade características das Práticas Recomendadas do IBRACON. Em princípio, serão reuniões de até 3 horas que girarão em torno de um texto base elaborado por um ou mais especialistas convidados

IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto

Horário:

Seg – Sex: 8:00h – 17:00h

Newsletter

As últimas notícias sobre o IBRACON, novas tecnologias e processos, enviadas diretamente para sua caixa postal diariamente.

IBRACON © 2022. Todos os direitos reservados