Comitês Técnicos

CTA – Comitê Técnico de Atividades do IBRACON

Missão:
Promover a formação e o desenvolvimento de Comitês Técnicos em todas as áreas do conhecimento ligadas ao concreto. Atuar de forma a direcionar e a dar suporte ao planejamento e ao desenvolvimento das atividades desses Comitês em consonância com os trabalhos nacionais e internacionais de normalização técnica.

CT 101 – Comitê Técnico IBRACON/ ABECE/ABCIC de Sustentabilidade do Concreto

Missão:
Contribuir para a sustentabilidade do planeta através  de ações voltadas para a adequação e gestão do ciclo de concepção, projeto, escolha de materiais, construção e controle das estruturas de concreto com a finalidade de minimizar a utilização de recursos naturais, consumo de energia, de água potável e, principalmente, reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

CT 201 – Comitê IBRACON de Reações Expansivas no Concreto

Missão:
O CT 201 em sua nova denominação de “Comitê IBRACON -Reações expansivas no concreto”, contará com a subdivisão dois subcomitês: Reação álcali-agregado (Coordenador Claudio Sbrighi Neto) e Formação de Etringita Tardia (DEF) (Coordenador Arnaldo Forti Battagin). Sua missão é estudar fenômenos patológicos expansivos, principalmente no diz respeito a sua prevenção, para evitar prejuízos técnico e financeiro à construção civil e divulgação ao meio técnico desses estudos.

CT 202 – Comitê IBRACON de Concreto Autoadensável

Missão:
Promover a integração dos diversos setores envolvidos na produção do concreto autoadensável, fortalecendo o desenvolvimento dessa tecnologia e o seu uso.

CT 204 – Comitê IBRACON de Argamassa Estabilizada

Missão:
Reunir o corpo técnico com a finalidade de melhorar as metodologias e fortalecer ações de comprovação das características e propriedades da argamassa estabilizada de forma a ampliar o conhecimento sobre Especificação, Controle Tecnológico e Aplicação de Produtos.

CT 301 – Comitê IBRACON/ABECE de Projeto de Estruturas de Concreto

Missão:
Promover a integração dos diversos setores envolvidos no Projeto de Estruturas de Concreto, fortalecendo o desenvolvimento desse setor e a tradição brasileira de construir em concreto.

CT 302 – Estruturas de Pequeno Porte

Missão:
Oferecer ao meio técnico um Còdigo de Práticas de Estruturas de Pequeno Porte

CT 303 – Comitê Técnico IBRACON/ABECE Uso de Materiais não convencionais para Estruturas de Concreto, Fibras e Concreto Reforçado com Fibras

Missão:
Promover a integração dos diversos setores da utilização de materiais não convencionais para reforço de estruturas de concreto (reforço estrutural, armaduras não metálicas e concreto reforçado com fibras), visando a integração do setor de projetos e materiais.

CT 304 – Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto

Missão:
Fortalecer o desenvolvimento das soluções industrializadas em concreto no país, promovendo a integração dos setores de projeto, produção, controle da qualidade e montagem de estruturas pré-fabricadas.

CT 305 – Comitê Técnico de Segurança das Estruturas de Concreto contra Incêndio

Missão:
Promover a integração dos diversos setores da utilização de estruturas de concreto em situação de incêndio, visando a segurança de pessoas e, em segundo momento, protegendo os bens materiais.

CT 306 – Comitê Técnico Pavimentos de Concreto

Missão:
Fomentar necessidades de emprego de pavimentação em concreto sustentável para vias urbanas, calçamentos, ciclovias, ferrovias, terminais de veículos privados ou públicos, rodovias, aeroportos, portos, indústrias, parques, estacionamentos de veículos e áreas afins, por meio da disseminação de boas práticas de projeto, de construção, de emprego de materiais, de controle de qualidade e de processo. A missão do CT-306, portanto, assim se configura: Inovação nas práticas de projetos e obras de pavimentos de concreto.

CT 307 – Comitê Técnico de Projeto de Edifícios Altos em Concreto

Missão:
Desenvolver, ampliar e difundir o conhecimento técnico sobre projeto de edifícios altos em concreto.

CT 401 – Comitê IBRACON de Ensaios de Concreto

Missão:
Reunir o corpo técnico com o propósito de melhorar as metodologias de comprovação das características e propriedades do concreto e seus materiais constituintes.

CT 401 – Comitê IBRACON de Ensaios de Concreto

Missão:
Reunir o corpo técnico com o propósito de melhorar as metodologias de comprovação das características e propriedades do concreto e seus materiais constituintes.

CT 402 – Comitê Técnico de Ensaios Não Destrutivos

Missão:
Direcionar seus esforços para elaborar documentos que contribuam à ordenação, informação, disseminação do conhecimento , desenvolvimento técnico e normalização no setor de concreto e construção civil utilizando novas tecnologias para a realização de ensaios não destrutivos, denominados no âmbito do IBRACON de “Práticas Recomendadas”.

CT 501 – Comitê IBRACON/IBI Estanqueidade de Estruturas de Concreto

Missão:
Promover a integração dos diversos setores envolvidos na Estanqueidade de Estruturas de Concreto, fortalecendo o desenvolvimento desse setor e a tradição brasileira de construir em concreto deixando as estruturas estanques ao longo da vida útil, através da tecnologia do concreto e da impermeabilização, envolvendo também a reconstrução e manutenção das estruturas de concreto quanto à estanqueidade das mesmas.

CT 601 – Comitê IBRACON de Produção de Concreto

Missão:
Fomentar o aprimoramento dos processos produtivos de concreto no país, através da construção e divulgação do conhecimento, por meio de seminários, workshops, eventos técnicos e publicação de práticas recomendadas e livros. Contribuindo para o incremento da qualidade do concreto, eficiência da produção e consequentemente redução de emissões de CO2.

CT 701 – Comitê IBRACON de Inspeção de Estruturas de Concreto

Missão:
Promover a convergência dos profissionais envolvidos com o tema, de forma a estabelecer as bases para o desenvolvimento de inspeções em estruturas de concreto.

CT 702 – Comitê IBRACON / ALCONPAT – Procedimentos para Ensaios de Avaliação da Durabilidade das Estruturas de Concreto

Missão:
Desenvolver Práticas Recomendadas para embasar a criação de normatização nacional quanto a ensaios de previsão, inspeção e avaliação de durabilidade e vida útil, a fim de estabelecer parâmetros  para que sejam atendidas as exigências da ABNT NBR 15575:2013 (Edificações Habitacionais – Desempenho) e NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento).

CT 703 – Comitê IBRACON/ALCONPAT – Inspeção Estrutural Predial em Sistemas de Estruturas de Concreto e requisitos para o Inspetor

Missão:
Criar o texto para elaboração de Prática Recomendada e Norma Técnica para Inspeção Predial Estrutural e Norma Técnica para requisitos técnicos para o Inspetor.

CT 801 – Comitê IBRACON de Atividades Estudantis

Missão:
Promover e organizar concursos e outras atividades estudantis correlatas, estimulando a competição sadia entre alunos e instituições de ensino, despertando no futuro profissional o interesse pelo concreto e suas estruturas, introduzindo conceitos firmes de qualidade, durabilidade, sustentabilidade e resistência.

CT 802 – Comitê Técnico IBRACON/ALCONPAT de Manutenção e Reabilitação de Estruturas de Concreto

Missão:
Integrar o meio técnico no estudo e no fortalecimento de ações visando a manutenção e a reabilitação das estruturas de concreto, de forma a ampliar o conhecimento sobre Especificação, Controle Tecnológico e Aplicação de Produtos e Sistemas para Recuperação de Estruturas de Concreto.

CT 901 – Comitê IBRACON de Aplicações do Concreto para Obras de Saneamento Básico

Missão:

Estudar as particularidades das estruturas de concreto armado e protendido aplicadas ao saneamento básico, tanto no que se refere aos materiais propriamente ditos quanto às suas aplicações estruturais. Com base nisto, estabelecer critérios de projeto, execução, operação e manutenção que visem a durabilidade.

IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto

Horário:

Seg – Sex: 8:00h – 17:00h

Av. Queiroz Filho, nº1700

salas 407-408 Torre D
Villa Lobos Office Park – 05319-000
Vila Hamburguesa, São Paulo – SP

Newsletter

As últimas notícias sobre o IBRACON, novas tecnologias e processos, enviadas diretamente para sua caixa postal diariamente.

IBRACON © 2024. Todos os direitos reservados